Nos dias 23 e 24 de outubro, das 9h30 às 22h, a cidade de Cachoeira do Sul foi palco da 2ª edição do Cachoeira Tech, um evento que reuniu inovação, tecnologia e educação. A UFSM-Cachoeira do Sul marcou presença com diversos projetos acadêmicos e iniciativas de destaque, contribuindo para as discussões e o desenvolvimento de soluções voltadas ao setor tecnológico e empreendedor.
O evento ofereceu uma programação diversificada, incluindo oficinas, palestras e exposições, abrangendo temas como inteligência artificial na educação e programação e mercados em expansão. Entre os destaques da programação, está a sessão “Tecnologia e Inovação, Incubadora” apresentada pelos servidores da Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), Anderson Cardozo Paim e Maria Daniele Dutra. Maria Daniele é gerente do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, atuando no processo de implantação do Parque Tecnológico da UFSM. Já Anderson Paim é Chefe do Núcleo de Gestão de Incubadoras Tecnológicas, além de gestor da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM e ajuda a alavancar as startups do habitat de inovação.
A sessão iniciou com uma fala do diretor do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, Anderson Dal Molin, que apresentou brevemente os cursos que o campus oferece e os sistemas de ingressos na Universidade. Após a fala do diretor, Anderson Paim e Daniele Dutra apresentaram a estrutura da Proinova, de seu Parque Tecnológico e da Incubadora Pulsar. Na oportunidade, eles também explicaram as particularidades de cada estrutura, números e exemplos de startups e empresas que fizeram e/ou ainda fazem parte do Inovatec UFSM.
Entre os projetos expostos pela UFSM-CS durante o evento, estava “Simuladores de direção como ferramentas estratégicas no planejamento urbano e na integração de veículos autônomos no Brasil”, desenvolvido pelo laboratório multidisciplinar do Núcleo de Veículos Autônomos (NVA). O projeto utiliza um simulador de direção para replicar a cidade de Cachoeira do Sul em ambiente computacional. A partir dessas simulações, busca-se melhorar a mobilidade e a infraestrutura urbana, especialmente no que diz respeito à preparação para a integração de veículos autônomos no futuro.
Também foram apresentados, durante o evento, os resultados da pesquisa com suplementação hídrica e luminosa para as culturas da soja e do trigo. A pesquisa, coordenada pela professora Zanandra Boff de Oliveira, foi apresentada através de banners, vídeos e plantas em vaso que refletiam as diferentes condições de manejo.
Outro projeto apresentado foi o simulador de relevo, coordenado pelo professor Ezequiel Saretta, desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Agrícola com apoio do NTI. O projeto é um sistema tecnológico e totalmente interativo que aplica realidade aumentada para simulações de relevo, escoamento de água, entre outros. O objetivo principal foi mostrar ao público as aplicações de computação e simulação voltadas ao setor agrícola, destacando como essas tecnologias podem auxiliar na compreensão e gestão de fenômenos naturais.
Com esses projetos, a UFSM-CS reforça seu papel como agente de transformação tecnológica, contribuindo com soluções inovadoras para o desenvolvimento regional.
O Cachoeira Tech, em sua segunda edição, vem se consolidando como um importante espaço de diálogo e trocas de conhecimento na área tecnológica, conectando estudantes, pesquisadores, empreendedores e profissionais do setor.