Orquestra Sinfônica de Santa Maria encantou em concerto na Sociedade Rio Branco na noite da última terça-feira (8).
Na noite de ontem, terça-feira (8), a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, projeto de extensão da UFSM, promoveu mais um concerto na cidade de Cachoeira do Sul. O evento, ocorrido no salão principal da Sociedade Rio Branco, foi oferecido pela UFSM – Campus Cachoeira e pela Pró Reitoria de Extensão (PRE) de forma gratuita à comunidade cachoeirense.
O repertório da apresentação, selecinado pelo maestro João Batista Sartor, foi variado entre peças mais clássicas, como o Ato I e II da Sinfonia No.9 de Beethoven até obras latinas, como as Danças do Balé Estância, do argentino Alberto Ginastera e a Danzón No.2, do mexicano Arturo Márquez. Além disso, o concerto contou com a participação especial do egresso do curso de Música da UFSM, Dilber Alonso, que conduziu uma das músicas apresentadas.
A Orquestra é formada por cerca de 50 integrantes, que variam entre alunos do curso de Música da UFSM e egressos. Mesmo realizando a maioria de seus concertos anuais no Centro de Convenções do Campus Sede da UFSM, existe o objetivo de visitar os outros Campus da Universidade durante o ano. Nas palavras do Pró-Reitor de Extensão, o professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, no ato de abertura da apresentação, “é importante que a Universidade contribua para a democratização do acesso à cultura em todas as regiões que a UFSM contempla”.
O que mais esperar da Orquestra de Santa Maria?
Durante o ano, a Orquestra promove diversos tipos de concertos, em agosto deste ano, promoveu a livre adaptação do musical “O Fantasma da Ópera”. Devido ao sucesso da adaptação da obra, o maestro João Batista Sartor, revelou que pretende adaptar outros musicais, e que, entre as possibilidades, a “Bela e a Fera” pode ser o próximo.
No dia 13 de outubro, às 16h, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta o concerto “Orquestrando o Rio Grande” na cidade de Frederico Westphalen, também contemplada com um Campus UFSM. O evento acontecerá na Catedral Santo Antônio.
texto: Clarisse Amaral, bolsista Agência de Notícias UFSM.