Ontem, dia 26 de agosto, iniciaram as novas gestões dos cinco cursos de graduação do campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Os mandatos de coordenadores de curso terão duração de dois anos.
O professor Júlio César Pinheiro Pires assume a Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo. O seu substituto será a professora Minéia Johann Scherer. “Como coordenador, tenho expectativa de trabalhar para uma gestão justa e participativa, com expectativa de manter a elevada qualidade do processo de formação de nossos estudantes”, afirma Júlio Pires.
O curso de Engenharia Agrícola será coordenado pelo professor Tiago Rodrigo Francetto. O substituto será o professor Alfran Tellechea Martini. Segundo Tiago, “nos próximos dois anos como coordenador de curso, o foco será no aperfeiçoamento da qualidade acadêmica, enfrentando desafios como adaptação às mudanças educacionais e recursos limitados. Os principais objetivos incluem o desenvolvimento de parcerias estratégicas e divulgação do curso”.
O professor Paulo César Vargas Luz ficará à frente do curso de Engenharia Elétrica, com a substituição a cargo da professora Laura Lisiane Callai Dos Santos. Para Paulo César, “a expectativa é que esta posição seja uma oportunidade para fomentar um ambiente acadêmico dinâmico e inovador. Ainda, que de forma colaborativa, consigamos continuar com a formação de profissionais altamente qualificados, conscientes e protagonistas de sua formação” O professor ainda acrescenta que “entre os principais desafios está a consolidação do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC), alinhando-o às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para garantir que a formação dos alunos esteja em sintonia com as exigências atuais do mercado e da sociedade. Além disso, a superação dos indicadores relacionados ao ingresso e à permanência será foco nas ações desenvolvidas pela coordenação”. Por fim, Paulo César ainda acrescenta que “dentre os objetivos estabelecidos, destaca-se dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo professor Celso, com foco na redução da evasão e na formação de profissionais plenamente alinhados com as diretrizes do novo PPC. Além disso, buscar fortalecer o sentimento de pertencimento entre os alunos e o campus, promovendo uma relação mais próxima e participativa. Um dos principais objetivos será incentivar a participação ativa dos alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar de forma prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”.
Já o curso de Engenharia Mecânica será coordenado pelo professor Ederval de Souza Lisboa. Sua substituta será a professora Débora Faoro.
Por fim, a professora Vanessa Teresinha Alves continuará à frente da coordenação do curso de Engenharia de Transportes e Logística. O professor Régis Leandro Lopes da Silva também continuará como substituto. A professora Vanessa pretende “continuar o trabalho na gestão pela excelência do curso de Engenharia de Transportes e Logística, através da colaboração do coletivo: professores, alunos e servidores”. Ela ainda afirma que buscará “identificar as variáveis que auxiliem para a aumentar a permanência dos discentes durante o início do curso e gerenciar ações de melhoria contínua e de experiências com as restrições de orçamento”.