Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Exemplares de livro sobre Máquinas Agrícolas, organizado por professor da UFSM-CS, são doados para a Biblioteca Setorial do campus

Professor Tiago Francetto entregando os exemplares à Direção do campus e aos servidores da Biblioteca Setorial.

Na última sexta-feira, dia 05, o professor Tiago Rodrigo Francetto, do curso de Engenharia Agrícola do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, doou à Biblioteca Setorial do campus cinco exemplares do seu livro “Manual de Máquinas Agrícolas – Volume I”. O professor é responsável pela edição e organização do material, junto aos professores Rouverson Pereira da Silva (UNESP) e Lucas Augusto da Silva Gírio (UFRGS). O livro foi publicado com o intuito de sanar uma problemática antiga: a falta de informação técnica acessível para os alunos dos cursos, principalmente de Engenharia Agrícola.

Exemplares estarão disponíveis a partir do próximo semestre.

O livro faz parte de um projeto que é uma colaboração voluntária entre vários docentes de universidades públicas e privadas do país e do exterior, em parceria com a indústria de máquinas agrícolas brasileira, visando promover o acesso ao conhecimento técnico-científico. Toda a renda gerada pela venda dos exemplares será destinada exclusivamente aos custos do projeto. Ao todo, neste primeiro volume, estão envolvidos 22 professores autores, 14 instituições de ensino e 14 empresas apoiadoras. Do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, dois docentes, além do professor Tiago, participaram desta edição do livro: o prof. Paulo Ademar Avelar Ferreira e o prof. Alfran Tellechea Martini, ambos do curso de Engenharia Agrícola, que atuaram respectivamente como co-autor de um capítulo e autor de outro capítulo.

Vale destacar que haverá mais versões dessa edição. O Volume II abordará máquinas para colheita mecanizada e está previsto para ser lançado entre o final desse ano e o início de 2025. Além do lançamento de livros físicos, que devem ser disponibilizados nas bibliotecas das universidades e empresas parceiras, o projeto ainda prevê o lançamento dos livros em formato digital, com mídias de áudio, vídeo e hiperlinks, além de versões em inglês e espanhol.

Os livros agora serão catalogados e inseridos no sistema da Biblioteca Setorial. Eles deverão estar disponíveis ao público acadêmico a partir do próximo semestre.