Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS apresenta versão final do projeto Hub de Inovação

Equipe da UFSM-CS reunida com o reitor Luciano Schuch e representantes de Pró-reitorias da Instituição para a apresentação da versão final do projeto.

Na manhã da última quinta-feira, dia 20, na sala da Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi realizada uma reunião para a apresentação da versão final do Projeto HUB – MÓDULO INOVATEC. Estavam presentes no encontro o reitor Luciano Schuch, o chefe de Gabinete Eduardo Rizzatti, o pró-reitor de Infraestrutura Mauri Lobler, a chefe do Núcleo de Apoio a Projetos Lovaina R Menin, além do diretor do campus da UFSM – Cachoeira do Sul Anderson Dal Molin, o vice-diretor Giovani Leone Zabot, o coordenador Administrativo Júlio Cesar Modesto da Silva. A versão final do projeto foi apresentada pelos professores responsáveis Samuel Brito e Paula Ben Olivo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, juntamente com os alunos Ana Carolina Trasel, Bianca Garcez e Carlos Eduardo Sarmento.

Equipe autora do projeto MÓDULO INOVATEC, do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus de Cachoeira do Sul. Na foto, na parte superior Carlos Eduardo Sarmento, Bianca Garcez e Ana Carolina Trasel. Na parte inferior professores Paula Ben Olivo e Samuel Brito.

O projeto do Hub começou no último ano, quando a Direção do campus de Cachoeira do Sul deu início a uma articulação junto a empresários e entidades comerciais da cidade, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novos espaços de inovação na UFSM. Para isso, o planejamento proposto foi de um edifício compartilhado a ser construído dentro do campus da UFSM, com a finalidade de gerar conexão entre os fluxos de trabalho de empresas e as centenas de pesquisas, projetos de ensino e ações de extensão da Universidade. A estratégia de juntar as diferentes realidades (empresas e universidade) foi tomando forma na modalidade de HUB, funcionando como um polo de inovação que conecta o Parque Tecnológico, localizado no campus sede da UFSM em Santa Maria, com a cidade de Cachoeira do Sul.

Neste projeto, a iniciativa privada será a construtora do edifício, pela cessão de uso e ocupação por parte da UFSM, e, assim, terá o privilégio da ocupação dos espaços de trabalho. Já a gestão do espaço ficará sob responsabilidade do Parque Tecnológico, que, através de servidores, coordena o funcionamento de cooperação da UFSM com as empresas parceiras que ali se estabelecem. A estreita colaboração da universidade com a rotina de empresas que ocupam o Hub, traz vantagens na validação de metodologias de trabalho e auxílio de empreendimentos através do conhecimento em pesquisas aplicada. A expertise científica da UFSM, de todos os seus quatro campi, se torna acessível e de fácil coordenação através dos gestores do InovaTec.

O espaço do Hub será feito em módulos o que permite que um novo edifício seja ajustado com a repetição necessária do módulo base até que se complete o tamanho esperado. Essa liberdade de posicionamento dos módulos em associação contribuem ainda mais para a versatilidade das propostas.
Durante a reunião, além da apresentação do projeto também foi entregue cópias impressas aos presentes. O reitor Schuch ficou muito satisfeito com o projeto e se comprometeu em auxiliar na viabilização de sua implementação.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o link