Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Curso de formação de professores municipais acontece na UFSM-CS

A atividade buscou explorar diversas maneiras de tornar o aprendizado da matemática mais envolvente e eficaz através de desafios e jogos educativos

Na última sexta-feira, dia 21, foi realizado no campus o evento “Transformar: Encontro de formação de Professores”. A atividade foi voltada para formação de profissionais dedicados à educação matemática do Município de Cachoeira do Sul.
O evento teve como principal objetivo compartilhar experiências, aprender novas metodologias e discutir práticas inovadoras que possam ser aplicadas em sala de aula. O “Transformar” no nome desse evento objetiva proporcionar momentos de reflexão, aprendizado e troca de experiências, sempre com o intuito de melhorias na educação, no desenvolvimento sustentável e na introdução ou no reforço ou na fixação de um conteúdo novo.
Durante o dia foi realizada uma palestra intitulada “Matemática e Possibilidades: Uma Conversa sobre Desafios, Atividades e Jogos”, ministrada pela Professora Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha, a qual é coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas. Uma palestra voltada para a exploração das diversas maneiras de tornar o aprendizado da matemática mais envolvente e eficaz através de desafios e jogos educativos. Logo após foi realizada várias atividades práticas e colaborativas para aplicação em sala de aula. Nessas atividades foram usados jogos educativos com materiais reciclados.

O evento faz parte do projeto de extensão “Ações e práticas sustentáveis na educação ambiental”, que é fomentado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX-UFSM) e pela Seleção Interna de Ações Alinhadas aos COREDES, da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). O projeto foi iniciado em 2023 como créditos de extensão das disciplinas de Fundamentos de Cálculo, Engenharia Ambiental, Introdução à Economia e Estatística Aplicada à Engenharia, do curso de Engenharia Elétrica do campus, buscando assim aproximar a Universidade e a sociedade, sendo coordenado pela Professora Deise Cirolini, em conjunto com as professoras Lucinéia Fabris e Mariana Vieira Coronas.
O evento é uma parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Educação e a previsão é que em julho desse ano essa metodologia já seja aplicada em sala de aula, numa escola da rede municipal.