Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Propostas de professores do campus da UFSM em Cachoeira do Sul são aprovadas em edital da FAPERGS



No mês de maio foi divulgado o resultado final do Edital nº 08/2023 para Auxílio à recém-doutor ou recém-contratado (ARD/ARC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O edital, aberto no final do ano passado, tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa de doutores que tenham sido recém-contratados, cuja titulação ou contratação tenha ocorrido a partir do início de 2018, viabilizando as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia e/ou inovação, em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

Neste edital, cinco professores do campus da UFSM em Cachoeira do Sul tiveram suas propostas aprovadas: Adriano Quilião de Oliveira; Elaise Gabriel; Laura Lisiane Callai dos Santos; Paulo César Vargas Luz; e Thieli Smidt Gabbi.

Conheça abaixo mais informações sobre os projetos selecionados.

 

Monitoramento e Rastreamento de Veículos em Cruzamentos Utilizando Vídeos Omnidirecionais – Adriano Quilião de Oliveira

O projeto submetido pelo professor Adriano Quilião tem como objetivo monitorar o trânsito em cruzamentos por meio de imagens capturadas com câmeras omnidirecionais. Estes dispositivos permitem a captura de um campo de visão completo (180° x 360°), o que viabiliza o registro simultâneo de todas as vias de cruzamentos em apenas uma imagem. No âmbito do projeto, serão desenvolvidos métodos para a detecção, contagem e rastreamento de veículos, baseados em inteligência artificial e técnicas de processamento de imagens e visão computacional, buscando, assim, o planejamento de um trânsito mais seguro e eficiente.

Atualmente, o projeto está reunindo uma grande quantidade de imagens omnidirecionais, que serão utilizadas para o treinamento dos métodos de detecção e rastreamento dos veículos. Simultaneamente, se está validando alguns métodos da literatura, os quais servirão como base para o desenvolvimento das nossas abordagens. Com o valor disponibilizado pela FAPERGS, será adquirida uma câmera omnidirecional, que viabilizará a captura de imagens do trânsito de Cachoeira do Sul e, possivelmente, de outras cidades. Além disso, serão adquiridos uma workstations de alta performance e dois computadores, que serão utilizados para desenvolver e processar algoritmos. Segundo o professor Adriano, os equipamentos são imprescindíveis para a realização do projeto e complementarão a infraestrutura existente atualmente no laboratório de pesquisa.

 

Monitoramento e avaliação de desempenho de fachadas verdes – Elaise Gabriel

A professora Elaise Gabriel foi aprovada no edital FAPERGS com um projeto que tem como objetivo analisar o desempenho de fachadas verdes para as características típicas construtivas e termoclimáticas de Cachoeira do Sul. O projeto tem como base a utilização de Soluções Baseadas na Natureza (NBS) como princípio sustentável, possibilitando, assim, a mitigação das mudanças do clima em pequenas escalas, além de melhorar o conforto dos usuários e a qualidade do ar, por meio de estruturas de baixo custo e baixa manutenção.

O projeto será desenvolvido por meio da construção de uma fachada verde em uma parede externa de um dos prédios da UFSM-CS e, posteriormente, serão instalados sensores de monitoramento de dados microclimáticos neste espaço. De acordo com a professora Elaise, o auxílio proveniente da FAPERGS irá auxiliar na obtenção dos equipamentos de monitoramento e construção da própria fachada verde.

 

Diagnóstico e Previsão de Falhas no Sistema de Distribuição de Energia Elétrica – Laura Lisiane Callai dos Santos

O objetivo geral do projeto apresentado pela professora Laura Callai dos Santos é o desenvolvimento de uma metodologia para diagnóstico de ocorrências e interrupções de energia elétrica, utilizando o software Power BI e previsão de falhas utilizando técnicas de Inteligência Artificial. A pesquisa busca consolidar as pesquisas em falhas no sistema de distribuição de energia elétrica, proporcionando uma linha de pesquisa para os alunos de graduação dos cursos de Engenharia da UFSM-CS em nível de graduação (Engenharia Elétrica); desenvolver uma Ferramenta Computacional para diagnóstico de ocorrência e interrupções de energia elétrica no Power BI; desenvolver uma metodologia de previsão de falhas utilizando Técnicas de Inteligência Artificial; analisar a eficiência dos sistemas de distribuição de energia elétrica relacionadas a falhas do sistema; e reduzir os indicadores DEC e FEC e consequentemente as compensações. Segundo a professora Laura, o financiamento do Edital FAPERGS vai auxiliar nas pesquisas e no desenvolvimento da ferramenta computacional.


Desenvolvimento e avaliação de soluções para suplementação luminosa aplicada ao cultivo de hortaliças – Paulo César Vargas Luz

O projeto apresentado pelo professor Paulo César Vargas Luz visa o desenvolvimento e a avaliação de sistemas de suplementação luminosa para o cultivo de hortaliças, no cenário da agricultura familiar. A proposta busca avaliar condições luminotécnicas em conjunto com indicadores de crescimento vegetal, analisando definições como espectros, potência, tempos de exposição, integral de luz diária e rotinas de suplementação em conjunto com os períodos dos ciclos do cultivar.
O professor Paulo César explica que informações como estas ainda são muito carentes de validações experimentais e o projeto busca sanar esta carência. Para isso, o estudo trabalha com cultivos em estufa, com irrigação por gotejamento e sistema de suplementação luminosa controlado, buscando avaliar estas metodologias em conjunto com indicadores de crescimento vegetal e viabilidade econômica dos sistemas.

A execução do projeto envolve a aquisição e instalação de uma estufa para o cultivo e experimentos, além da aquisição de materiais para desenvolvimento das luminárias e equipamentos sensores para obtenção de dados luminotécnicos. Estas aquisições serão financiadas pelo valor destinado pelo Edital FAPERGS. “O projeto visa gerar contribuições significativas em uma área emergente do agronegócio e, ainda, muito carente de dados científicos”, complementa o professor.
O projeto ainda conta com a participação da professora Zanandra Boff de Oliveira e com a colaboração da professora Maria Inês Diel, ambas do curso de Engenharia Agrícola, destacando a natureza interdisciplinar da ação de pesquisa.

 

Desenvolvimento de técnicas de controle e estimação de estados para acionamento de motores elétricos aplicados a veículos elétricos – Thieli Smidt Gabbi

O projeto aprovado pela professora Thieli Gabbi tem como objetivo estudar a realização do processo de acionamento de máquinas elétricas, quando aplicadas a veículos elétricos e/ou híbridos, trazendo os resultados deste estudo para aplicação em bancada experimental que estão sendo desenvolvida pelo Grupo de Processamento de Energia e Sistemas (GPSIS). A ideia é inserir os acadêmicos da UFSM em atividades de pesquisa e iniciação científica, tendo contato com problemas práticos apontados pela indústria e academia. Segundo a professora Thieli, a temática abordada é bastante relevante, uma vez que a frota de veículos elétricos tem conquistado o seu espaço no segmento de transporte urbano e rodoviário, como uma alternativa promissora por questões ambientais e de sustentabilidade.

O projeto ainda possibilita o desenvolvimento de tecnologias para a utilização não só em veículos elétricos e/ou híbridos, mas também em aplicações que envolvam acionamento e controle de máquinas em geral, como sistemas de geração distribuída, a partir de fontes renováveis, os quais apresentam inúmeros desafios. A professora Thieli salienta que a bancada experimental está em fase de desenvolvimento e os recursos obtidos através da aprovação do projeto no edital FAPERGS serão muito importantes para esse processo final de construção.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-5578

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes