No dia 09/10, o Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) lançou a nova versão do sistema de Help Desk Cusco, um portal de chamados e gestão de serviços utilizado para administrar os fluxos de trabalho e informações no campus da UFSM em Cachoeira do Sul.
O Cusco emprega Processamento de Linguagem Natural (PLN) para determinar o setor responsável, por meio de um algoritmo estatístico chamado TF-IDF. Isso resulta em treinamento contínuo, aprendizado de máquina e rapidez na abertura de tickets, sem a necessidade de preencher longos formulários.
Criado em 2016, o sistema direciona tickets para o NTI, Infraestrutura, Comunicação, Empréstimo e outros setores do campus, abrangendo funcionalidades de Help Desk, Intranet Corporativa, Agenda de Transportes e outros módulos administrativos. Até o momento, já foram cadastradas quase 6.000 solicitações por usuários, otimizando o tempo das equipes de trabalho, o planejamento, a gestão e a coordenação, proporcionando benefícios para a comunidade acadêmica e, acima de tudo, valorizando a experiência dos usuários. Isso porque não basta apenas solicitar o registro de demandas, é necessário contar com uma ferramenta eficiente para o controle dos tickets.
O Cusco também oferece o armazenamento e organização de toda a base de conhecimento em cada demanda, proporcionando maturidade e preparo aos servidores responsáveis pelos atendimentos, por meio da consulta ao banco de informações produzido durante as interações.
Entre as novas funcionalidades, destacam-se as seguintes:
- Interface renovada;
- Dashboard do usuário;
- Dashboard administrativo;
- Melhor interatividade;
- Feedback aprimorado;
- Reabertura de tickets;
- Avaliação de chamados;
- Aperfeiçoamento da IA.
Acesse o Cusco através do link https://cusco.ccsul.ufsm.br/ e confira as novidades.
No site do Campus da UFSM Cachoeira do Sul, você também pode acessar o Guia Rápido do Usuário, por meio do link: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cachoeira-do-sul/servicos/help-desk-cusco-ufsm-cs.