Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM realiza Circuito ReAtivo em escola de Cachoeira do Sul e recebe visita de alunos

No dia 06 de julho, a UFSM e a Escola Cívico Militar Dinah Néri Pereira viveram uma manhã emocionante com a realização do aguardado Circuito ReAtivo. Os estudantes das ambas as instituições demonstraram toda a sua criatividade nessa competição que envolveu desafios fundamentados na sustentabilidade e educação ambiental.

Com o objetivo de unir conhecimento e consciência ambiental, o Circuito ReAtivo surgiu a partir das atividades de extensão que foram realizadas por professores e alunos do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, integrando disciplinas como Fundamentos de Cálculo; Engenharia Ambiental; e Economia e Estatística. Os professores e alunos trabalharam em conjunto, criando diversas atividades relacionando os temas das disciplinas. A competição mostrou como conteúdos podem ser abordados de maneira mais lúdica e dinâmica, despertando o interesse dos jovens por temas essenciais para a construção de um futuro sustentável.

O Circuito ReAtivo, atividade semelhante a uma gincana, foi dividido em duas etapas. A primeira etapa avaliou a habilidade das equipes em coletar materiais recicláveis, como lacres de alumínio, tampas plásticas e latas de alumínio. Além disso, os estudantes tiveram que criar nomes criativos para suas equipes, desenvolver ornamentos representativos feitos com materiais reutilizáveis e criar objetos úteis a partir de materiais reciclados. Essa fase inicial mostrou a inventividade e o comprometimento dos participantes com a causa sustentável.

Na segunda etapa do Circuito ReAtivo, os estudantes enfrentaram desafios interdisciplinares relacionados à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente. Trabalhando em equipe, eles precisaram mostrar agilidade, raciocínio lógico e habilidades práticas para solucionar cada desafio proposto. Os desafios foram elaborados e construídos pelos alunos da UFSM. A maioria das atividades usaram materiais reutilizáveis para confecção dos desafios. A competição foi acirrada e os participantes deram o seu melhor para conquistar pontos valiosos e se destacar na classificação geral.
Após uma disputa intensa, a turma 91, do nono ano, celebrou com entusiasmo a vitória no Circuito ReAtivo. Com muita dedicação, criatividade e trabalho em equipe, eles conquistaram o primeiro lugar e se consagraram como campeões. As turmas 61 e 81 ocuparam a 2ª e a 3ª colocação, respectivamente. Como prêmio, a equipe vencedora teve a oportunidade de visitar o campus da UFSM em Cachoeira do Sul.

A visita aconteceu nesta sexta-feira, dia 14, pela manhã. Na oportunidade, os estudantes puderam explorar o campus, ampliando seus horizontes acadêmicos. O passeio iniciou pela sala inovadora, passando pelos laboratórios de Química, Engenharia Agrícola, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, no qual puderam acompanhar uma mostra de projetos do curso. Por fim, os estudantes tiraram uma foto em frente ao mural da Biblioteca Setorial e puderam descontrair durante um lanche novamente na sala inovadora.

A parceria entre escola e universidade foi fundamental para o sucesso do evento e o enriquecimento da experiência dos participantes e mostra a importância do comprometimento com a educação de excelência e a formação integral dos estudantes.