O Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico dos Cursos de Graduação, organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UFSM foi realizado para o campus de Cachoeira do Sul na última quinta-feira (19).
O encontrou buscou debater aspectos relativos à graduação na UFSM. Na oportunidade foram apresentados, discutidos e avaliados dados importantes dos Cursos de Graduação da UFSM como evasão, taxa de conclusão, Conceito Preliminar de Cursos (CPC), ENADE, taxa de ocupação, entre outros.
As temáticas envolveram desde o pré-ingresso (no contato da Universidade com a realidade das escolas de educação básica), até a pós-diplomação (quando o egresso da UFSM se encaminha para o mundo do trabalho e para as pós-graduações).
Este percurso abrange o debate sobre: as formas de ingresso na instituição; os processos de ensino e aprendizagem; as dificuldades que contribuem para as reprovações, trancamentos de matrícula e evasões; a garantia de condições socioeconômicas de permanência do educando; e a manutenção da saúde biopsicossocial do(a) graduando(a), culminando em seu sucesso acadêmico e sua diplomação.
A metodologia utilizada foi a matriz de análise SWOT. Ela busca mapear, em uma determinada organização ou situação, as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, em relação a seus ambientes internos e externos, identificando problemas, agentes e soluções.
Participaram do encontro representantes da Prograd e da Proplan, Direção do campus, coordenadores de curso, representantes dos Núcleos Docente Estruturante (NDEs), Gabinete de Projetos, Coordenadorias Acadêmica, Administrativa e de Pesquisa e Extensão, Secretaria dos Cursos, Comunicação Institucional, Secretaria Geral do Campus, Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), Núcleo de Assistência ao Estudantes (NAE) e Comissão Setorial de Avaliação (CSA).
Ainda estão previstos alguns debates sobre esta temática com a comunidade acadêmica em geral, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos sindicatos de servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as). Além disso, irá se buscar organizar audiências públicas com as comunidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira as Missões e Santa Maria, municípios onde a UFSM tem seus campi instalados.