Quatro dos cinco cursos de graduação ofertados no campus da UFSM em Cachoeira do Sul receberam estrelas no Guia da Faculdade, do jornal Estadão, que avalia a qualidade dos cursos superiores oferecidos no Brasil. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica receberam 4 estrelas (conceito muito bom). Já os cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Elétrica ficaram com 3 estrelas (conceito bom).
Ao todo, a UFSM teve 10 cursos com 5 estrelas (conceito máximo). Outros 62 cursos receberam 4 estrelas e 12 ficaram com 3 estrelas.
O levantamento, publicado no último domingo pelo Estadão, evidencia os avanços obtidos pela UFSM: nas edições de 2019 e 2020 do ranking, a Universidade teve 6 cursos 5 estrelas, ante os 10 de agora. Esses avanços também podem ser vistos no campus de Cachoeira do Sul que, em apenas 7 anos de existência, já apresentou 4 de seus 5 cursos entre os avaliados com estrelas.
Instituições públicas se sobressaem no levantamento
As instituições públicas concentram a maior parte dos cursos 5 estrelas do país, conforme a avaliação deste ano do Guia da Faculdade. Quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública.
Resultado de uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, o Guia da Faculdade Quero – Estadão utiliza a metodologia de avaliação por pares. Nesse processo, avalia instituições de ensino superior (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) cadastradas no Ministério da Educação e que já possuem ao menos uma turma com alunos formados.
Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas.
Confira o levantamento completo e mais informações no Guia da Faculdade.