O Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCNano) teve sua 3ª patente depositada, fomentada por meio de projeto de pesquisa do CNPq (403838/2016-9) e executada no campus da UFSM em Cachoeira do Sul.
O coordenador do laboratório, Jocenir Boita, Professor do núcleo de base da UFSM-CS e Físico Experimental, junto das ex-alunas e Engenheiras Agrícolas Fabiele Schaefer Rodrigues e Marcela Trojahn Nunes, investigaram o processo catalítico de envenenamento por compostos de enxofre em Nanopartículas de ferro metálico suportadas em resíduos.
A patente intitulada “PROCESSO DE OBTENÇÃO DE CATALISADOR DE FERRO METÁLICO, CATALISADOR DE FERRO METÁLICO, PROCESSO DE CATÁLISE E USO DE UM CATALISADOR”, registrada sob número BR 10 2020 004769 8, corresponde a uma série de trabalhos que são elaborados e investigados pelo LSCNano ao longo dos seus quatro anos de existência.
A presente invenção descreve um nanomaterial a base de ferro metálico suscetível ao envenenamento por compostos de enxofre, podendo ser aplicado nos campos da Engenharia, da Química, da Física, Petroquímica e da Nanotecnologia. Por se tratar de um catalisador financeiramente atrativo e ambientalmente amigável e por utilizar resíduo como material suporte, torna-se uma aplicação tecnológica bastante atrativa industrialmente.