Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

O LAMOT organizou viagem técnica a Brasdiesel Scania e XXI Transposul

Na última quinta-feira, dia 06 de junho, o LAMOT (Laboratório de Mobilidade e Logística) da UFSM-CS organizou uma viagem técnica em colaboração com a empresa Scania.

Os alunos do curso de Engenharia de Transportes e Logística participantes tiveram a oportunidade de conhecer a empresa Brasdiesel Scania em Caxias do Sul-RS e também participaram da 21ª Feira e Congresso de Transporte e Logística (Transposul), em Bento Gonçalves-RS. Ao total, 36 alunos participaram dessa experiência, juntamente com a orientação dos professores do Laboratório Alejandro Ruiz Padillo, Brenda Medeiros Pereira, Francisco Dalosto e Felipe Caleffi.

A viagem foi muito produtiva, sendo que, pela parte da manhã, os alunos e professores conheceram a empresa Brasdiesel em Caxias do Sul, a primeira concessionária Scania do Brasil a maior Casa Scania do mundo, com 16 mil m² de área construída, ampla oficina reformadora de caminhões e ônibus e centro logístico de peças e veículos. Na visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer suas instalações como: recepção, estoque, expedição, oficina, etc., com grande interesse por seus desafios logísticos e as novidades na indústria e tecnologia de automação.

Ao meio dia, os alunos e professores foram convidados a participarem de um almoço de confraternização promovido pela empresa Scania Brasdiesel. O evento contou com a presença do diretor-geral da matriz da Brasdiesel, Itamar Fernando Zanette, que em uma fala aos alunos ressaltou a importância do curso de Engenharia de Transportes e Logística para o mercado de trabalho e sua capacidade em agregar conhecimentos técnicos para solucionar problemas atuais existentes nos sistemas de transportes e operações logísticas do país. Acompanharam também gerentes e responsáveis dos diferentes setores da Brasdiesel, que orientaram as visitas anteriormente.

Durante a tarde, também por cortesia da Scania, os professores e estudantes visitaram a 21ª Transposul, reconhecida como a maior feira de transportes e logística do sul do país, com mais de 150 milhões em negócios gerados durante o evento. O evento reuniu várias empresas com novidades tecnológicas, além dos maiores fabricantes de caminhões, equipamentos e serviços voltados para o setor de transportes e logística.

A viagem técnica foi uma grande experiência para os alunos e professores do Curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS, proporcionando vários conhecimentos práticos sobre engenharia aplicada aos os processos logísticos e de produção e de uma empresa no ramo de transportes, como também tiveram a oportunidade de entrar em contato com diversas empresas do setor. O LAMOT agradece em nome de todos os participantes da viagem a empresa Brasdiesel Scania pela oportunidade única que proporcionou muitos aprendizados e pela parceria que esperamos que continue gerando tão bons resultados para o Curso de Engenharia de Transportes e Logística.