Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Projeto de extensão da UFSM-CS realiza atividades em escola de Cachoeira do Sul

O projeto de extensão “Pedala Kids”, da UFSM – Cachoeira do Sul, realizou, na última sexta-feira (17), atividade com crianças entre 2 e 4 anos, estudantes da Classe Bebê e Nível 1, do Colégio Marista Roque.

A ideia do projeto é promover a interação de crianças com a mobilidade e o espaço urbano de forma a contribuir para a sua formação cidadã através de atividades lúdicas em sala de aula e também atividades práticas com base no uso de bicicletas. Para isso, o projeto realiza atividades chamadas Jogos de Bicicleta, que buscam estimular o uso da bicicleta entre as crianças. Os Jogos são realizados dentro do ambiente escolar, local protegido em que aptidões motoras, e sociais podem ser desenvolvidas e aprimoradas de forma segura.

Nesta atividade do dia 17, estiveram presentes os docentes Brenda Medeiros Pereira, Alejandro Ruiz Padillo,  Ana Luisa Soubhia, Laline Cenci e Vanessa Alves, e as acadêmicas Juliana Macedo (Engenharia de Transportes e Logística) e Jordana Freitas (Arquitetura e Urbanismo). Rafael Krügel, da Ciclo Bikes, também colaborou com a atividade.

Segundo a coordenadora do projeto, Profa. Brenda Pereira, é importante que a atividade comece dentro da escola, uma vez que é nela em que acontece a principal atividade cotidiana das crianças e dos adolescentes. “A forma como se deslocam para as instituições de ensino contribui para a vivência e contato com o ambiente e a sociedade. Apesar de estarem com sua formação cognitiva em desenvolvimento e serem consideradas mais vulneráveis aos acidentes de trânsito, as crianças possuem grande sensibilidade para questões do ambiente em que se inserem”, complementa a professora.

Nas próximas semanas, serão desenvolvidas atividades com outras turmas da escola. No segundo semestre de 2019, o projeto também prevê, além dos Jogos de Bicicleta, a discussão sobre desenvolvimento urbano e mobilidade sustentável através de atividades lúdicas e criativas. Já para o próximo ano, a equipe do projeto quer estender as atividades do “Pedala Kids” para as escolas públicas do município, através da articulação entre possíveis parceiros.