Laboratório da UFSM-CS registra sua 2ª patente de invenção
Publicado em . Atualizado
Na última quarta-feira (10), o Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCNano) da UFSM – Campus Cachoeira do Sul teve a sua 2ª patente depositada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A patente de invenção intitulada “Bloco de concreto celular nanoestruturado processo de obtenção de blocos de concreto celular nanoestruturado, uso de cinza de casca de arroz, uso de resíduo de ágata e uso de nanocompósito” está registrada sob o número BR 10 2019 0077250 4 e tem como inventores o professor Jocenir Boita, coordenador do laboratório LSCNano, e as alunas de graduação, Marcela Trojahn Nunes e Fabiele Schaefer Rodrigues.
A invenção descreve o uso do reaproveitamento de resíduos de cinza de casca de arroz e do pó de Ágata, junto a nanopartículas de óxido de ferro para a confecção de blocos de concreto celular nanoestruturado. Os blocos adquiridos não necessitam do uso de areia comercial em sua confecção, o que ajuda a evitar a retirada da mesma nas encostas de rios de forma descontrolada, como ocorre nos dias de hoje. Em termos técnicos, a resistência da compressão dos blocos nanoestruturados no 28º dia adquire valores de 3 a 4 vezes maior quando comparado ao mesmo material sem uso de nanoestruturas, oque também ocorre quando comparado a norma NBR 13438 – Blocos de concreto celular autoclavado (ABNT, 2013).
Segundo o Prof. Jocenir Boita, “outra vantagem frente a indústria de artefatos de cimento neste segmento, é que não há a necessidade de autoclavar, ou seja, um novo material que necessita de pouca energia para sua confecção, zero uso de areia convencional e ambientalmente amigável.”
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.