Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Defesa Vegetal: alternativas para superprodução de espécies reativas de oxigênio



O chamado estresse oxidativo ocorre por um desequilíbrio entre compostos oxidantes e antioxidantes, em favor da geração excessiva de radicais livres e/ou na pouca eficiência de remoção des

As plantas, assim como os seres humanos e outros organismos vivos, podem ser afetadas por condições estressantes, que comprometem seu crescimento e desenvolvimento saudável. Tais condições surgem por meio de diversos fatores ambientais, como temperaturas extremas, deficiência hídrica, salinidade do solo, poluição atmosférica, presença de patógenos, entre outros. Mesmo com mecanismos de defesa, o estresse prolongado das plantas pode comprometer significativamente o rendimento das mesmas, afetando a produção agrícola e a segurança alimentar.

Conforme Lilia Gomes Willadino, bióloga e professora aposentada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as condições estressantes do ambiente sobre as plantas induzem a superprodução de espécies reativas de oxigênio (ROS), o que gera um estresse oxidativo. As ROS causam danos nas estruturas celulares e podem acarretar a morte da planta.

O estresse oxidativo ocorre, segundo Willadino, devido o desequilíbrio entre compostos oxidantes e antioxidantes, em favor da geração excessiva de radicais livres e/ou na pouca eficiência de remoção desses.  “Para prevenir o acúmulo de ROS e o estresse oxidativo extremo, são ativadas respostas bioquímicas e fisiológicas em plantas superiores que constituem os mecanismos de defesa antioxidantes. Tais mecanismos, que combatem o estresse oxidativo, incluem um eficiente sistema de defesa antioxidante que envolve a atividade das enzimas superóxido dismutase, catalase, ascorbatoperoxidase, peroxirredoxinas, dentre outras, além de metabólitos não enzimáticos, que, de forma conjunta, atuam na eliminação das ROS e na redução do dano oxidativo”, completa a professora.

Considerando esse cenário, um artigo organizado pela professora propôs uma revisão dos principais sítios de produção de ROS e a ação de algumas enzimas do sistema de defesa antioxidante em plantas, bem como, situações que podem provocar danos severos à planta ou levá-la à morte. O trabalho aborda consequências, bioquímicas e fisiológicas, do estresse sobre as plantas, as quais, como organismos sésseis, são imóveis. Essa condição acarreta na necessidade de responder aos mais diferentes estresses ambientais, sejam eles abióticos ou bióticos.

Há décadas, a agricultura enfrenta desafios significativos na produção de alimentos, causando preocupação tanto para os produtores quanto para os consumidores. No entanto, as plantas, os principais protagonistas nesse cenário, sentem, cada vez mais, os impactos das mudanças ambientais. Diante desse panorama, é urgente encontrar soluções práticas e eficazes para solucionar tais problemas. O ponto inicial para alcançar uma resolução satisfatória é compreender como as plantas reagem diante dos diversos estresses ambientais e quais são as adaptações fisiológicas que elas promovem. Uma vez adquirido esse conhecimento, torna-se fundamental desenvolver estratégias para combater os agentes causadores do estresse oxidativo e prevenir danos que possam comprometer a produtividade das culturas.

 

REFERÊNCIAS:

GUIMARÃES, M. J. M., SIMÕES, W. L., BARROS, J. R. A., ALBERTO, K. DA C., & WILLADINO, L. G. (2022). Parâmetros bioquímicos, fisiológicos e produtividade de sorgo granífero irrigado com água salina. Journalof Environmental AnalysisandProgress, 7(3), 159–168. https://doi.org/10.24221/jeap.7.3.2022.4692.159-168

GUIMARÃES, M. J. M.; SIMOES, W. L.; BARROS, J. R. A.; WILLADINO, L. G. (2020). Salinitydecreasestranspirationofsorghumplants. Experimental Results, v. 1, 2020.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-901-125

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes