Durante a 38ª JAI a equipe de comunicação apresentou o trabalho “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM VÍDEO: RETORNOS DO PROJETO EM PARCERIA COM O CTE”. O objetivo foi analisar o alcance dos vídeos publicados no ano de 2023, em comparação com os vídeos publicados em 2022, quando retornamos com o projeto “Divulgação Científica em Vídeo”, criado em 2018 e interrompido pela pandemia.
A Divulgação Científica é definida por Wilson da Costa Bueno (2010) como uma atividade que utiliza “recursos, técnicas, processos e produtos (veículos ou canais) para a veiculação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações ao público leigo”.
Uma das formas que a equipe da CR encontrou de produzir os conteúdos é o audiovisual. O projeto “Divulgação Científica em Vídeo”, da Ciência Rural surgiu em 2018, porém, com a pandemia, precisou ser pausado. Em 2022, o projeto retornou, em parceria com o Centro de Tecnologia Educacional (CTE). Nos vídeos, a equipe da CR entrevista pesquisadores que possuem relação com a Revista, sobre os mais variados assuntos relacionados com as ciências agrárias, e também, com a produção acadêmica. No artigo apresentado durante a JAI, buscamos analisar o alcance dos vídeos publicados no ano de 2023, em comparação com os vídeos publicados em 2022, quando retornamos com o projeto. Os vídeos são publicados mensalmente, legendados em inglês. Utilizamos o Instagram como rede social para a disseminação do vídeo e é dela que advêm os números que analisamos neste trabalho. Os vídeos possuem, em média, cinco minutos. Em 2022, nossos vídeos contavam com uma média de 140 visualizações e 20 curtidas.
Atualmente, comparando os meses de janeiro a agosto, aumentamos em 1016%, somando mais de mil curtidas em cada um dos audiovisuais postados. Outro dado que destacamos é o número de compartilhamentos feitos pelos usuários. Em 2022, tínhamos quatro compartilhamentos por vídeo, e atualmente, aumentamos em 530% esse número, chegando a 20 compartilhamentos. Após a análise dos resultados, compreende-se que o alcance dos vídeos, em 2022, teve números baixos justificados pela pausa no projeto, que rompeu com a regularidade de postagens e com a interação dos usuários.
Desta forma, foi preciso começar do zero em termos de engajamento e alcance. Em 2023, os oito vídeos já postados alcançaram resultados favoráveis. Posteriormente, vamos ampliar as estratégias que potencializem o alcance dos vídeos.