Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Insetos-praga e os impactos na lavoura



Praga é o termo usado para insetos que causam prejuízos às plantas cultivadas tanto por se alimentarem dessas quanto por transmitir doenças e provocar alterações fisiológicas que resultem em redução de produtividade e, consequentemente em perdas econômicas.

Insetos-pragas são organismos que se alimentam de cultivos agrícolas, reduzindo a qualidade e produtividade. No Brasil, a extensa área geográfica facilita o desenvolvimento de muitas espécies assim.

Os insetos são organismos importantes do ponto de vista ecológico, pois possuem diversas funções ecológicas em diversos ecossistemas, como no agroecossistema de uma lavoura. São considerados insetos-praga aqueles que atacam plantas cultivadas ou transmitem doenças às plantas, reduzindo a qualidade e produtividade e gerando prejuízos econômicos ao agricultor. De acordo com a Embrapa, cerca de apenas 2% das espécies de insetos são pragas agrícola.

Conforme o Engenheiro Agrônomo e professor de Entomologia da UFSM, Oderlei Bernardi, os insetos-praga mais comuns em cultivos agrícolas no Brasil são lagartas, percevejos, besouros, tripes e ácaros. Esses insetos podem atacar tanto plantas cultivadas quanto plantas ornamentais, pois na maioria das vezes são espécies polífagas, ou seja, podem usar várias plantas hospedeiras para a sobrevivência, desenvolvimento e reprodução.
É considerada como praga, qualquer espécie que venha causar prejuízos econômicos ao agricultor ou à sociedade. Mas apesar do grande número de insetos que se alimentam das plantas, cerca de 2% dessas espécies tornam-se pragas, segundo relatórios da Embrapa. Os insetos-praga são caracterizados por causar prejuízo econômico e possuir uma alta capacidade reprodutiva.

O manejo de insetos-praga se inicia antes mesmo da semeadura da cultura, através do monitoramento das áreas e eliminação de possíveis plantas hospedeiras, como restos de culturas anteriores e plantas daninhas, as quais servem como fonte de alimento ou local de abrigo. Para o manejo de insetos-praga, recomenda-se o uso do Manejo Integrado de Pragas (MIP). O MIP é um sistema de decisão para uso de táticas de controle de pragas, isoladas ou associadas harmoniosamente numa estratégia de manejo baseada em análises de custo/benefício que levam em conta o interesse e o impacto nos produtores, sociedade e ambiente. A adoção do MIP permite preservar e aumentar os fatores de mortalidade natural das pragas pelo uso integrado dos métodos de controle selecionados com base em parâmetros técnicos, econômicos, ecológicos e sociológicos.

No Brasil, o MIP é mais difundido em frutíferas, em especial em frutas destinadas a exportação, devido às exigências de boas práticas agrícolas pelos países importadores.

O MIP tem como ferramentas de trabalho, basicamente, o monitoramento da população de insetos, pragas e doenças; o controle biológico de pragas com o intuito de favorecer o aparecimento de inimigos naturais; utilização de controle químico somente quando o ataque à lavoura atinge o nível de dano econômico, ou seja, para um inseto ser chamado de praga é necessário que haja prejuízo para a lavoura.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) define Manejo Integrado de Pragas (MIP) como o sistema de manejo de pragas que associa o ambiente e a dinâmica populacional da espécie, utiliza todas as técnicas apropriadas e métodos de forma tão compatível quanto possível e mantém a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar dano econômico.

Conhecer sobre os diversos tipos de insetos favorece o agricultor, de forma que ele possa tirar proveito das espécies benéficas para melhorar as condições de produção da sua propriedade.

Tayline Alves
Bolsista de comunicação da Ciência Rural

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-901-79

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes