Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural

Experimentação agrícola: conheça a área que auxilia pesquisadores a minimizar erros

Conhecimentos da técnica experimental são fundamentais para planejar,
executar e avaliar os resultados dos experimentos
.

A experimentação é uma parte da estatística que pode ser aplicada na agricultura e pecuária. Ela estuda o planejamento, instalação, execução, coleta dos dados, análise e interpretação dos resultados dos experimentos. É por meio da experimentação que se pode prever o melhor caminho para o experimento a ser realizado e, por isso, é tão importante para os pesquisadores.

Na agricultura atual, são vários fatores que interferem no produto final. Conforme explica o professor Alessandro Dal’ Col Lúcio, a experimentação é usada neste caso para se comprovar uma hipótese que é formulada previamente. Somente pela experimentação uma nova técnica pode ser divulgada ou apresentada aos produtores, com embasamento científico, sem desperdício de tempo e recursos financeiros.

Para o pesquisador, os conhecimentos dessas técnicas experimentais são importantes para planejar, executar, analisar e interpretar os resultados dos experimentos. A experimentação permite melhorias na troca de ideias com os pesquisadores. Assim, a experimentação é fundamental para todo o profissional, ligado direta ou indiretamente à pesquisa.

Diminuição de erros

Com informações de qualidade é possível maximizar o planejamento e diminuir a incidência do erro experimental na pesquisa. Alessandro explica que o experimento nada mais é que uma reprodução, em pequena escala, de um efeito de determinado tratamento. A experimentação testa então os efeitos, que se repetem e vão ser reproduzidos na área total do campo de produção. A ideia é aproximar os resultados experimentais à realidade produtiva.

Experimentação na UFSM

A experimentação se preocupa em estudar todas as etapas do experimento. No Centro de Ciências Rurais da UFSM ela se divide em dois segmentos: vegetal e animal. A experimentação vegetal está alocada no departamento de fitotecnia, dentro do Centro das Ciências Rurais (CCR). Já a experimentação animal está instalada no departamento de zootecnia do mesmo centro de ensino.

Atualmente, a UFSM possui um grupo de pesquisa registrado no CNPq chamado “Experimentação”, composto por doze docentes/pesquisadores e 72 discentes dos diversos níveis de várias universidades federais do Brasil. O grupo presta suporte para pesquisadores que desenvolvem experimentos nas suas áreas de interesse, de forma a auxiliar no planejamento de forma adequada para conduzir, coletar dados e escolher a melhor metodologia de análise estatística para o experimento. Paralelamente, o grupo também desenvolve pesquisas próprias.

O professor Alessandro realiza trabalhos visando à redução do erro experimental em culturas olerícolas com múltiplas colheitas. Essas pesquisas buscam uma melhoria via a estimativa do tamanho de parcela e de amostra ajustados à variabilidade das áreas experimentais e de cada cultura. Bem como, a determinação da variabilidade entre filas e entre colheitas e o estudo de transformações de dados para minimizar os efeitos do excesso de zeros, chamado de sobredispersão.

A experimentação realizada pelo professor permitiu a análise dos dados com o mínimo de erros possíveis e a descrição do ciclo produtivo das culturas com múltiplas colheitas. Pelas análises foi possível caracterizar os tratamentos que estimulam uma rápida produção, conciliados com tratamentos de menor velocidade produtiva, aumentando o período de colheita e comercialização possibilitando, assim, um melhor escalonamento da produção.

Tayline Alves
Bolsista de comunicação da Ciência Rural