O Conselho de Curadores é o órgão de fiscalização econômico-financeira da UFSM.
Integram o Conselho o Reitor, o ex-Reitor, três docentes indicados pelo Conselho Universitário e dois indicados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, não participantes de outro órgão superior, um representante do corpo discente, um da comunidade e um servidor, totalizando 10 membros, sendo que o Presidente é o Reitor.
Compete ao Conselho de Curadores aprovar as normas do seu funcionamento; apreciar a proposta orçamentaria e o orçamento da Universidade
elaborado conforme as Normas de Distribuição de Recursos de Outros Custeios e Capital, apreciar o parecer emitido pela Comissão de Acompanhamento e Analise de Processos sobre a prestação de contas anual do Reitor da Universidade a ser encaminhada ao Conselho Universitário; fixar tabelas de taxas e outros emolumentos devidos a Universidade, entre outros.
O Conselho de Curadores reunir-se-à ordinariamente, sempre que houver demanda, e, extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente ou mediante requerimento da metade e mais um de seus membros, com a indicação do motivo e da justificativa.
Este Conselho possui uma Comissão denominada Comissão de Acompanhamento e Análise de Processos, composta por representantes docentes, técnico-administrativos, discentes, comunidade externa e o ex-Reitor. Compete à Comissão opinar prévia e conclusivamente sobre matéria a ser apreciada e votada pelo Conselho; responder as consultas encaminhadas pelo Presidente do Conselho; tomar iniciativa de indicação, medidas e sugestões que constituem objeto de apreciação do Conselho, entre outros.