Quais estudantes devem ser inscritos no Enade?
Estão habilitados ao processo de inscrição no Enade 2021:
Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, devidamente matriculados, e que tenham no máximo 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2021;
Concluintes dos cursos de bacharelado e licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022;
Concluintes dos cursos superiores de Tecnologia: a aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2021.
Quais estudantes devem realizar a prova do Enade?
Devem realizar a prova os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado e licenciatura, participantes do Enade 2021, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2022 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 29 de agosto de 2021; e Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia participantes do Enade 2021, que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2021 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 29 de agosto de 2021.
Cabe ressaltar que o estudante que não realizar a prova fica impedido de colar grau e consequentemente de receber o diploma.
Como acessar o Boletim de Desempenho?
Os Estudantes participantes do Enade 2021, poderão acessar os seus resultados individuais a partir de 31 de Agosto de 2022, no endereço: http://enade.inep.gov.br
Cadastro do Estudante
Conforme o Edital 036/2021- INEP, os estudantes concluintes do Enade 2021, deverão realizar um cadastro, através do Portal do Enade, no período de 30/08/2021 a 13/11/2021. O preenchimento do cadastro é indispensável para o estudante ter acesso ao Questionário do Estudante.
Ressalta-se ainda que, através do cadastro, o estudante poderá solicitar, se necessário, o atendimento ESPECIALIZADO e/ou ESPECÍFICO, de acordo com as opções apresentadas e de acordo com o item 1.3 do Edital do Enade.
Questionário do estudante
O Edital nº 36/INEP, de 13 de Julho de 2021, determina que o preenchimento do Questionário do Estudante tem caráter obrigatório.
O não preenchimento do questionário por parte dos estudantes concluintes, caracterizará irregularidade perante o Enade. O Questionário do Estudante ficará disponível para preenchimento até o dia 13 de novembro de 2021, no endereço http://enade.inep.gov.br, sendo indispensável o preenchimento do Cadastro do Estudante para se ter acesso ao questionário.
Os estudantes ingressantes estão dispensados do preenchimento
Local, Data e horário da prova
O local de realização da prova estará disponível a partir do dia 1º de Novembro de 2021, no Sistema Enade.
Os estudantes que realizarão o Enade 2021, poderão acessar o local de prova a partir das 12h (horário oficial de Brasília) do dia 14 de novembro de 2021, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia).
A prova terá início às 13h30min, entretanto os portões fecharão às 13h, e a lista de presença será disponibilizada apenas após 1 hora do início da prova.
O que levar
O estudante deverá apresentar-se, no local de prova, portando documento de identificação oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e fazendo uso de máscara de proteção facial para prevenção à Covid-19.
Consideram-se como documentos válidos para identificação do estudante: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.
O Estudante impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto no dia de aplicação do Exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar a prova, desde que:
Apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 (noventa) dias do dia de aplicação do Exame; e
Submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de seus dados e de sua assinatura em formulário próprio.
O Estudante que apresentar documento de identificação original com validade vencida, poderá realizar a prova, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de seus dados e de sua assinatura em formulário próprio.