Ir para o conteúdo CSA-CT Ir para o menu CSA-CT Ir para a busca no site CSA-CT Ir para o rodapé CSA-CT
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ações da CSA-CT durante o ano de 2024



Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Tecnologia (CSA-CT) busca desenvolver o processo de autoavaliação na unidade, conforme as orientações da Comissão Própria de Avaliação da UFSM e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nesse processo, são também considerados os indicadores estratégicos dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM e no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) do Centro de Tecnologia.

Cada unidade de ensino da UFSM recebe anualmente uma parcela de recursos com destinação específica para os processos de autoavaliação. O valor varia em função do quantitativo de alunos, do Índice Geral de Cursos (IGC) da unidade e da participação dos estudantes nas pesquisas de avaliação. No ano de 2024, o Centro de Tecnologia contou com o montante de R$ R$ 23.959,43. O Quadro a seguir apresenta as principais ações realizadas sob condução da CSA-CT no ano de 2024.

Descrição da ação

Eixo SINAES

Desafio PDI/PDU

Justificativa

Divulgação dos processos de avaliação institucional, compreendendo a elaboração de notícias, materiais gráficos e desenvolvimento de postagens para redes sociais do Centro de Tecnologia.

Planejamento e Avaliação Institucional

Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica

Tornou-se necessário divulgar os processos de avaliação institucional na medida em que são atos voluntários. Os custos da ação compreenderam a contratação de bolsista da área de comunicação e despesas com materiais gráficos/almoxarifado.

Devolutiva de resultados da pesquisa de avaliação institucional com o reconhecimento dos docentes com melhor avaliação no Centro de Tecnologia

Planejamento e Avaliação Institucional

Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica

A ação teve o intuito de oferecer uma devolutiva à comunidade acadêmica em virtude da participação na pesquisa de avaliação Ensino-Aprendizagem. Compreendeu o reconhecimento semestral dos docentes com melhor avaliação na visão dos estudantes, mediante critérios estabelecidos a priori pela CSA. Houve custos com emissão de certificados de reconhecimento e itens de almoxarifado.

Suporte ao desenvolvimento de disciplinas estratégicas para a permanência dos estudantes no curso por meio de tutores/monitores

Políticas Acadêmicas

Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica

Na pesquisa de Avaliação Geral da UFSM (2023), os estudantes do CT sinalizaram a necessidade de apoio para superar problemas de aprendizagem. Tendo em vista a implementação das disciplinas de Matemática Computacional em cursos do CT, mostrou-se necessária a contratação de tutores/monitores para o bom desempenho acadêmico. No ano, dois bolsistas foram selecionados para dar suporte aos docentes das supracitadas disciplinas.

Apoio à participação de estudantes em eventos científicos e/ou acadêmicos da área de formação

Políticas Acadêmicas

Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica

Com o intuito de promover uma educação integral e de impacto na sociedade, foi feita uma chamada de recursos para que os estudantes pudessem ressarcir parte das despesas oriundas da participação em eventos científicos e/ou acadêmicos relevantes nacionais e internacionais. Em 2024, 27 estudantes receberam auxílio financeiro.

Auxílio aos espaços de suporte ao ensino: reforma dos espaços dos diretórios acadêmicos

Infraestrutura Física

Inclusão Social/ Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica

Uma vez que a formação integral dos estudantes passa pela implementação de um ambiente acolhedor, parte dos custos da reforma do espaço dos diretórios acadêmicos foi custeada. Espera-se que seja um ambiente para estudos, descanso, refeições e interação, fatores importantes ao processo formativo.

Apoio ao evento CTec Talks, com o intuito de desenvolver competências nos estudantes

Políticas Acadêmicas

Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica

Na pesquisa de Avaliação Geral da UFSM (2023), os estudantes do CT sinalizaram a necessidade de apoio para o enfrentamento de desafios profissionais. O evento CTec Talks, além de divulgar os projetos de ensino, pesquisa e extensão da Unidade, busca desenvolver competências nos estudantes, que são desafiados à apresentação oral para uma plateia. O processo formativo compreende mais do que a transmissão de conhecimentos, sendo necessário o desenvolvimento de competências em consonância com os anseios do mercado de trabalho e da sociedade. Houve custos com organização do evento e suporte de bolsista.

Projeto de desenvolvimento institucional relativo ao processo de avaliação institucional no CT, n. 062492

Planejamento e Avaliação Institucional

Modernização e Desenvolvimento Organizacional

Um projeto institucional mostrou-se necessário para guiar e perpetuar os trabalhos e ações de avaliação institucional na Unidade. Ação sem custo com apoio da Direção do Centro de Tecnologia.

 

Você tem sugestões de quais melhorias podem ser conduzidas no CT no ano de 2025? Envie um e-mail para csact@ufsm.br e participe desse processo!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-735-612

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.