As Comissões Setoriais de Avaliação atuam em todos os Centros de Ensino, Colégios e campi fora da sede da UFSM.
Elas divulgam e mobilizam a comunidade universitária para participar dos processos de avaliação institucional, o qual auxilia na formulação dos conceitos de curso e da própria Universidade.
O objetivo da CSA é expandir e consolidar o processo de avaliação dentro do Centro, envolvendo a comunidade universitária nos processos avaliativos.
De acordo com o art. 17 da Resolução N.067/2021, compete às CSAs:
1. Sensibilizar a comunidade acadêmica da respectiva unidade para os processos de avaliação institucional;
2. Desenvolver o processo de autoavaliação na unidade, conforme o projeto de autoavaliação da Universidade e orientações da CPA;
3. Sistematizar e prestar as informações solicitadas pela CPA;
4. Acompanhar os processos de avaliações interna e externa específicas dos cursos da respectiva unidade de ensino;
5. Fornecer aos(às) gestores(as) e coordenadores(as) de curso da respectiva unidade de ensino relatórios analíticos e diagnósticos com base nos resultados das avaliações internas coordenadas pela CPA, bem como relacionados aos indicadores estratégicos previstos no PDI da UFSM;
6. Fornecer à CPA, relatório anual de avaliação da unidade de ensino, fundamentado nos resultados das avaliações internas, externas e indicadores estratégicos adotados no PDI da UFSM, apresentando ações realizadas e previstas com base no diagnóstico; e,
7. Reunir-se periodicamente, conforme considerar adequado, para deliberações no âmbito da
respectiva unidade de ensino.
A Avaliação Institucional segmenta-se em duas modalidades:
Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Conaes. A autoavaliação serve para subsidiar a gestão universitária, inclusive, para gerar projetos institucionais em várias áreas que poderão fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), qualificando a gestão universitária. O resultado da autoavaliação proporciona às unidades de ensino a possibilidade de realizar seu planejamento por meio dos planos de ação, contribuindo com a verificação das necessidades da Instituição como um todo.
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.
Além disso, as CSAs recebem um pequeno recurso orçamentário para atender a algumas necessidades indicadas pela comunidade universitária, através dos processos de avaliação. Ou seja: a CSA conduz o processo avaliativo, você participa, opina sobre o que deve melhorar no Centro e a Comissão encaminha a solução (ou redução) dos problemas, com o recurso que recebe.
Membros (Port. 29/2024 CEFD)
TAE Gisandro Cunha Ilha – Presidente
TAE Joice Gaspary Alves
Profº. Frederico Diniz Lima
Profª. Gitane Fuke
Fique atento/a às notícias publicadas pela CSA e saiba:
– como participar dos processos avaliativos;
– como os recursos estão sendo usados;
– como você pode fazer parte da Comissão.