![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/2019/09/banner_enade_site-e1569332532641-1.png)
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessária ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.
A realização do Enade abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:
- Prova;
- Questionário do Estudante: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade. O questionário do estudante é de preenchimento obrigatório, de modo que o não preenchimento implica em irregularidade perante o exame;
- Questionário de Percepção de Prova: destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade;
- Questionário do Coordenador de Curso: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.
O Enade é aplicado em anos alternados. O curso de Educação Física – Bacharelado recebeu a avaliação em 2019, 2016 e 2013. Já a Educação Física – Licenciatura recebeu a avaliação em 2017 e 2014.
Saiba um pouco mais sobre a UFSM
Biblioteca
Cultura
Projetos de extensão
Infraestrutura
Ranking
Internacional
![5](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/5-ofr5n3lhzch6q8ue2z3bwsx5lhv4n9jo6ir4gknhnq.jpg)
![6](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/6-ofr5n98j4cownwm761j3brhx5t3bxg627ao1c8f4lu.jpg)
![7](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/7-ofr5ngr8n0z78sb9y4s3vpllww29n0zwwbvx6g3z82.jpg)
![8](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/8-ofr5no9y5p9hto0cq814fnpanz17cltrld3t0nstuu.jpg)
![9](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/9-ofr5nuuthjii2xqsnsvif41ito4ruhjvy9o7dlj2na.jpg)
![10](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/10-ofr5o1fotdric7h8ldpwekdqzd8ccda0b68lqj9bf6.jpg)
![11](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/11-ofr5o8yec21sx36bdgywyihfqg7a1y3v07ghkqy628.jpg)
![12](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/12-ofr5ofj9nwat6cwrb1taxytnw5aujttzd40vxooeu4.jpg)
![13](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/13-ofr5onztdeme2ukgxngy2eot8m55h3rke9w996bva4.jpg)
![14](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/734/elementor/thumbs/14-ofr5oviiw2wonq9jpqpymcshzp436olf3b453e0pvs.jpg)