Na manhã de ontem, 26 de novembro de 2024, a 39ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (JAI/UFSM) foi palco para a apresentação de dois importantes trabalhos desenvolvidos no âmbito da Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Educação (CAICE/CSA-CE). Representando o grupo, as discentes Denise Ângela Wunder Della Flora e Ana Paula Rodrigues Machado compartilharam os resultados de estudos focados em avaliação e autoavaliação institucional.
As Acadêmicas Ana Paula Rodrigues Machado (à esquerda) e Denise Ângela Della Flora junto ao banner durante a sessão de exposição, no Centro de Eventos da Universidade
O primeiro trabalho, intitulado “Avaliação Docente e Autoavaliação Discente dos Cursos de Graduação do Centro de Educação da UFSM: comparativos dos períodos 2023/1 e 2023/2”, de autoria da Acadêmica Denise Ângela Wunder Della Flora, sob a orientação da Professora Daniele Rorato Sagrillo, presidente da CAICE/CSA-CE, tendo como coautoras as Professoras Fabiane Adela Tonetto Costas e Tania Micheline Miorando, e a Acadêmica Ana Paula Rodrigues Machado, analisou a percepção de discentes em relação aos processos avaliativos ao longo de dois períodos acadêmicos consecutivos, oferecendo reflexões sobre melhorias no ensino e aprendizagem.
A Acadêmica Denise Ângela Della Flora (à esquerda) durante apresentação do banner “Avaliação e Memória” ao avaliador da JAI (à direita).
Já o segundo trabalho, denominado “Avaliação e Memória: preservação e difusão do acervo da Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Educação (CAICE/CSA-CE)”, de autoria do Acadêmico Rafael Mena Barreto de Freitas, bolsista da CAICE/CSA-CE, sob orientação da professora Daniele Rorato Sagrillo, tendo como coautoras as Professoras Glades Tereza Felix e Tania Micheline Miorando, as Técnicas-Administrativas em Educação Cristina Strohschoen dos Santos e Gléce Kursawa Cóser, além da acadêmica Denise Ângela Wunder Della Flora, que também realizou a apresentação do estudo, abordou a importância de preservar e divulgar a memória institucional da Comissão.