O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/2004, é um mecanismo de avaliação do Ministério da Educação (MEC) que monitora o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação e assegura, por meio de avaliações periódicas, a qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior. Essas avaliações são realizadas tanto de forma externa, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quanto de forma interna, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição.
Na UFSM, a CPA conta com o auxílio de Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), criadas com o propósito de difundir e expandir os processos de avaliação dentro das unidades universitárias. Além disso, a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), presta apoio administrativo e executivo à Comissão e trabalha para garantir a integração dos processos avaliativos com o planejamento, a gestão universitária e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A atuação da CPA é regulamentada internamente pela Resolução n. 67/2021.
A coordenação e operacionalização dos processos de regulação, supervisão e avaliação externa no âmbito do SINAES são de responsabilidade do Núcleo de Avaliação Externa e Regulação (NAER), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). O núcleo é liderado pelo Procurador Educacional Institucional (PEI), que atua como interlocutor entre a instituição e o Ministério da Educação. A CPA participa das avaliações externas sistematizando e disponibilizando as informações solicitadas pelos envolvidos, além de conduzir reuniões preparatórias com as unidades e se reunir com os avaliadores durante o processo de avaliação.
Além das avaliações previstas pelo SINAES, o processo de avaliação da UFSM contempla a avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu realizada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o monitoramento de indicadores internos e externos de qualidade alinhados ao PDI da universidade.
Conheça todas as ferramentas de avaliação institucional:
As pesquisas conduzidas pela CPA fazem parte do processo de avaliação interna da UFSM. São elas:
Voltada a todos os segmentos da comunidade universitária, a pesquisa traz instrumentos personalizados para cada perfil de respondente com perguntas abrangentes sobre a atuação e infraestrutura da instituição. | Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem Disponibilizada ao final de todo semestre letivo, a pesquisa permite que os alunos avaliem a atuação docente e o conteúdo das disciplinas cursadas. |
A pesquisa é realizada com ex-alunos de todos os níveis e modalidades de ensino, visando coletar informações sobre o percurso profissional e acadêmico após a conclusão da formação na UFSM. | Pesquisa de Imagem e Reputação da UFSM Tem como objetivo investigar a percepção do público externo (sem vínculo ativo) em relação à UFSM. É fruto de uma parceria entre a CPA e o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGOP). |
As avaliações conduzidas pelo INEP fazem parte do processo de avaliação externa da UFSM. O órgão realiza três tipos de avaliações, além de divulgar anualmente uma lista de indicadores de qualidade do ensino superior:
A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação é realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). | Avaliação de Cursos de Graduação Tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. |
Recredenciamento Institucional A avaliação das instituições de educação superior tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais. | Incluem: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade. |
A avaliação da CAPES faz parte parte do processo de avaliação externa da UFSM.
A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998 , é orientada pela Diretoria de Avaliação/CAPES e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores ad hoc. A avaliação é atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.
Objetivos da Avaliação:
- Certificação da qualidade da pós-graduação Brasileira (referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa);
- Identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento no SNPG para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no território nacional.
Fonte: CAPES
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Os rankings complementam o processo de avaliação externa da UFSM. Essas listas, elaboradas por entidades independentes, utilizam critérios específicos para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior. Os rankings mundiais proporcionam uma perspectiva sobre a posição da UFSM em relação a instituições ao redor do mundo, na América Latina e entre universidades brasileiras. É importante ressaltar que a inclusão em nessas listas, independentemente da posição, já reflete a qualidade da instituição, uma vez que existem critérios rigorosos para a participação. A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) monitora o desempenho da UFSM nos principais rankings mundiais de universidades.
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A UFSM, por meio do PDI 2016-2026, definiu sete desafios institucionais alinhados à sua missão de ser reconhecida como uma instituição de excelência na construção e difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento da sociedade de maneira inovadora e sustentável. Esses desafios refletem os três pilares universitários — ensino, pesquisa e extensão — e incluem ainda outros três aspectos estratégicos: internacionalização, inclusão social e gestão ambiental. Para monitorar o progresso da universidade na realização de sua missão e no alcance dos objetivos institucionais, foi adicionado ao PDI um Plano de Metas, atualizado periodicamente. Este documento inclui indicadores de qualidade, tanto internos quanto externos, que foram debatidos e selecionados pela comunidade acadêmica com base em sua relevância para os objetivos da instituição. O acompanhamento do Plano de Metas é realizado de forma contínua pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e integra o processo de planejamento e avaliação interna da UFSM.
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