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Apresentação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/2004, é um mecanismo de avaliação do Ministério da Educação (MEC) que monitora o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação e assegura, por meio de avaliações periódicas, a qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior. Essas avaliações são realizadas tanto de forma externa, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quanto de forma interna, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição.

Na UFSM, a CPA conta com o auxílio de Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), criadas com o propósito de difundir e expandir os processos de avaliação dentro das unidades universitárias. Além disso, a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), presta apoio administrativo e executivo à Comissão e trabalha para garantir a integração dos processos avaliativos com o planejamento, a gestão universitária e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A atuação da CPA é regulamentada internamente pela Resolução n. 67/2021.

A coordenação e operacionalização dos processos de regulação, supervisão e avaliação externa no âmbito do SINAES são de responsabilidade do Núcleo de Avaliação Externa e Regulação (NAER), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). O núcleo é liderado pelo Procurador Educacional Institucional (PEI), que atua como interlocutor entre a instituição e o Ministério da Educação. A CPA participa das avaliações externas sistematizando e disponibilizando as informações solicitadas pelos envolvidos, além de conduzir reuniões preparatórias com as unidades e se reunir com os avaliadores durante o processo de avaliação.

Além das avaliações previstas pelo SINAES, o processo de avaliação da UFSM contempla a avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu realizada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o monitoramento de indicadores internos e externos de qualidade alinhados ao PDI da universidade. 

Conheça todas as ferramentas de avaliação institucional:

As pesquisas conduzidas pela CPA fazem parte do processo de avaliação interna da UFSM. São elas:

Avaliação Geral

Voltada a todos os segmentos da comunidade universitária, a pesquisa traz instrumentos personalizados para cada perfil de respondente com perguntas abrangentes sobre a atuação e infraestrutura da instituição.

Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem

Disponibilizada ao final de todo semestre letivo, a pesquisa permite que os alunos avaliem a atuação docente e o conteúdo das disciplinas cursadas.

Acompanhamento de Egressos

A pesquisa é realizada com ex-alunos de todos os níveis e modalidades de ensino, visando coletar informações sobre o percurso profissional e acadêmico após a conclusão da formação na UFSM.

Pesquisa de Imagem e Reputação da UFSM

Tem como objetivo investigar a percepção do público externo (sem vínculo ativo) em relação à UFSM. É fruto de uma parceria entre a CPA e o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGOP).

As avaliações conduzidas pelo INEP fazem parte do processo de avaliação externa da UFSM. O órgão realiza três tipos de avaliações, além de divulgar anualmente uma lista de indicadores de qualidade do ensino superior:

ENADE

A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação é realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). 

Avaliação de Cursos de Graduação

Tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Recredenciamento Institucional

A avaliação das instituições de educação superior tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais.

Indicadores de qualidade

Incluem: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade.

A avaliação da CAPES faz parte parte do processo de avaliação externa da UFSM.

A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998 , é orientada pela Diretoria de Avaliação/CAPES e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores ad hoc. A avaliação é atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.

Objetivos da Avaliação:

  • Certificação da qualidade da pós-graduação Brasileira (referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa);
  • Identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento no SNPG para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no território nacional.

Fonte: CAPES

Acesse os resultados da UFSM em:

Plataforma Sucupira

Os rankings complementam o processo de avaliação externa da UFSM. Essas listas, elaboradas por entidades independentes, utilizam critérios específicos para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior. Os rankings mundiais proporcionam uma perspectiva sobre a posição da UFSM em relação a instituições ao redor do mundo, na América Latina e entre universidades brasileiras. É importante ressaltar que a inclusão em nessas listas, independentemente da posição, já reflete a qualidade da instituição, uma vez que existem critérios rigorosos para a participação. A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) monitora o desempenho da UFSM nos principais rankings mundiais de universidades.

Acesse:

UFSM nos Rankings

A UFSM, por meio do PDI 2016-2026, definiu sete desafios institucionais alinhados à sua missão de ser reconhecida como uma instituição de excelência na construção e difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento da sociedade de maneira inovadora e sustentável. Esses desafios refletem os três pilares universitários — ensino, pesquisa e extensão — e incluem ainda outros três aspectos estratégicos: internacionalização, inclusão social e gestão ambiental. Para monitorar o progresso da universidade na realização de sua missão e no alcance dos objetivos institucionais, foi adicionado ao PDI um Plano de Metas, atualizado periodicamente. Este documento inclui indicadores de qualidade, tanto internos quanto externos, que foram debatidos e selecionados pela comunidade acadêmica com base em sua relevância para os objetivos da instituição. O acompanhamento do Plano de Metas é realizado de forma contínua pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e integra o processo de planejamento e avaliação interna da UFSM.

Acesse:

Acompanhamento do Plano de Metas

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