Ir para o conteúdo Avaliação Institucional Ir para o menu Avaliação Institucional Ir para a busca no site Avaliação Institucional Ir para o rodapé Avaliação Institucional

Processo de avaliação do ensino superior foi tema de seminário realizado na UFSM

Na manhã do dia 26 de outubro, ocorreu o Seminário de Avaliação, que reuniu 120 participantes (incluindo alunos, professores, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral) no auditório do Colégio Politécnico da UFSM. O evento foi promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), por meio da Coordenaria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai).

Fizeram parte da mesa de abertura o pró-reitor de Planejamento, Frank Leonardo Casado, a coordenadora da Coplai, Marcia Helena Lorentz, a pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, e o vice-reitor Paulo Bayard Dias Gonçalves. A palestra de abertura foi proferida por Mariangela Abrão, que atua no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) como coordenadora geral de Controle de Qualidade da Educação Superior.

A programação da manhã foi encerrada por um painel com o tema “Instrumento de avalição de cursos de graduação presencial e a distância sob a perspectiva de avaliadores do Ministério da Educação e da UFSM”. Participaram do painel cinco professores da universidade: Ivan Henrique Vey, Lorimar Francisco Munaretto, Gilnei Luiz de Moura, Elvis Carissimi e, como moderador, Alberto Souza Schmidt.

Produzidos pelas Comissões Setoriais de Avaliação, 10 banners estiveram expostos durante todo o dia na sala ao lado do auditório, contendo informações importantes sobre o processo de avaliação em cada centro de ensino.

As atividades do turno da tarde começaram com uma apresentação dos resultados da avaliação do docente pelo discente, realizada no primeiro semestre deste ano. Os dados foram divulgados pela coordenadora da Coplai.

Em seguida, a psicóloga e professora da UFSM Claudia Maria Perrone ministrou uma palestra que consistiu em uma reflexão sobre a avaliação docente. Para encerrar o evento, ela realizou também uma dinâmica com os participantes do seminário.