Ir para o conteúdo Audin Ir para o menu Audin Ir para a busca no site Audin Ir para o rodapé Audin
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Processo de auditoria

Os trabalhos realizados pela Audin/UFSM compreendem as etapas descritas, de forma resumida, a seguir:

  • Seleção: Visa selecionar um objeto que ofereça oportunidade para realização de uma ação de auditoria que agregue valor e contribua para o aperfeiçoamento da administração pública.
  • Planejamento: Está etapa visa analisar preliminarmente o objeto de auditoria, efetuar a avaliação de riscos e de controles; definir os objetivos, o escopo e a matriz de planejamento do trabalho de auditoria.
  • Execução: É a fase em que ocorrem a coleta e a análise de dados. A equipe de auditoria realiza os trabalhos de campo e as pesquisas necessárias à coleta de dados. Após os trabalhos de campo, é elaborada a matriz de achados, a qual sintetiza os resultados obtidos.
  • Relatório Preliminar: Documento que deverá registrar todas as constatações e informações elaboradas pela Equipe de Auditoria e será enviado a unidade auditada. Tem por finalidade permitir que o gestor da unidade auditada responda questionamentos, faça comentários sobre os achados de auditoria, antes que seja emitido o Relatório Final.
  • Manifestação da Unidade: Apresenta os esclarecimentos, as avaliações, os argumentos ou as informações adicionais do gestor referentes aos achados de auditoria. As discordâncias devem ser analisadas criteriosamente pela equipe de auditoria e os eventuais erros materiais, corrigidos.
  • Relatório Final: Não havendo mais dúvidas quanto às pendências existentes na fase preliminar, deverá emitir o Relatório Final de Auditoria, em que ficarão evidenciadas suas apreciações, análises e recomendações resultantes de suas atividades no setor auditado.
  • Publicidade: A divulgação do relatório tem a finalidade de ampliar o conhecimento da sociedade sobre as ações avaliadas, contribuindo para aumentar a efetividade do controle, por meio do acompanhamento da comunidade dos resultados alcançados.
  • Monitoramento: Tem como finalidade verificar se a unidade examinada de fato implementou as medidas recomendadas e se tais medidas foram suficientes para solucionar os problemas apontados.
  • Benefícios: São impactos positivos que se esperam alcançar a partir da implementação das recomendações provenientes das atividades de auditoria. Os benefícios obtidos podem ser financeiros (representado monetariamente) ou não-financeiros, que se trata de impacto positivo na gestão de forma estruturante (melhoria nos controles internos e aprimoramento de normativos e processos.

Fonte: DNIT (2016); Orientação Prática: Relatórios de Auditoria (CGU, 2019);Manual de contabilização de Benefícios (CGU, 2019); Manual de Auditoria Operacional (TCU, 2020).