A doutoranda do PPGECAM, Mariana Islongo Canabarro, esteve no período de 8 meses, outubro/2025 e com o retorno ao Brasil em maio/2026, em atividades no Politécnico de Milano, Milão – Itália. O intercâmbio se deu pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES 2025 em seleção interna no PPGECAM que participou pelo Edital Capes nº 26/2024.
O Politécnico de Milano é uma universidade italiana estatal de cunho científico-tecnológico sediada na cidade de Milão e fundada em 1863.
Durante o período do doutorado sanduíche, Mariana esteve sob a supervisão da professora Dra Manuela Antonelli, integrando o projeto europeu Life CASCADE, voltado ao tratamento de efluentes da indústria têxtil por meio de processos de adsorção e ozonização, com foco na remoção de PFAS, contaminantes persistentes de grande preocupação ambiental. No projeto, foi responsável pelos ensaios de adsorção com carvão ativado, realizados no Laboratorio di Ingegneria Ambientale (LIA) do Politecnico di Milano. Inicialmente, devido aos desafios associados à detecção de PFAS, estudou o comportamento de corantes com propriedades semelhantes a esses compostos, avaliando sua remoção em condições otimizadas e posteriormente, trabalhou diretamente com amostras contendo PFAS, investigando seu comportamento durante o processo de adsorção. Na UFSM, Mariana está sob a orientação do professor Elvis Carissimi.
Além dos resultados obtidos, a experiência proporcionou uma valiosa troca de conhecimentos com o grupo de pesquisa do Politecnico di Milano, fortalecendo colaborações e ampliando minha visão sobre a pesquisa. Os estudos desenvolvidos darão origem a publicações em revistas científicas, contribuindo para a internacionalização da UFSM e para o fortalecimento do impacto das pesquisas realizadas no PPGECAM.
A doutoranda Mariana nos contou que “Mais do que uma experiência acadêmica, o período em Milão representou uma oportunidade única de crescimento profissional e pessoal, que certamente levarei para toda a minha trajetória”.





