No âmbito do projeto Cidades Sem Risco – Aprender Para Prevenir, o livro “100 coisas para saber sobre riscos e desastres” tem como objetivo popularizar informações desta área para quem não tem conhecimento especializado no assunto, sendo um material com características comuns à divulgação científica e à educação voltada para redução de riscos de desastres.
A ideia é facilitar a compreensão acerca de termos técnicos e, ao mesmo tempo, por meio das perguntas que denominam as seções, fomentar a compreensão sobre o trabalho dos pesquisadores que se dedicam à prevenção dos riscos de desastres.
A explicação dos conceitos é baseada na literatura interdisciplinar da área (apresentada ao final de cada capítulo), mas, mais que um glossário ou guia para descomplicar o entendimento da área, esta publicação foi pensada para aproximar o tema de pessoas com pouco repertório científico. Por isso, o esforço em exemplificar situações e tentar trazer para o cotidiano da população a conversa tão necessária sobre riscos. Afinal, como já estimam os cientistas, a intensificação das mudanças climáticas aumentará a frequência e força das ameaças desencadeadoras de desastres.
A proposta é baseada nas experiências que atravessam o Projeto Multirrisco (institucionalmente chamado “Aprimoramento da gestão local de riscos ambientais-urbanos para cenários multirrisco frente à emergência climática: instrumentos inovadores e participação social”), uma iniciativa de pesquisa interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com financiamento da Capes e do CNPq, e a construção do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Natal, Rio Grande do Norte, documento técnico que contribui com a política local de gestão de riscos e é impulsionada pelo Governo Federal.
Acesse e baixe o livro aqui.