Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Informações para o semestre 02/2022



Bem vindos ao semestre 02/2022!

Compartilhamos aqui com vocês algumas informações para o semestre, organizem-se e não percam as datas de matrículas.
O horário das disciplinas para o 2º semestre/2022 já está publicado em nosso site Menu Superior “Horários. As salas de aula serão informadas na grade de horários na semana anterior ao início das aulas.
A ementa/programa das disciplinas podem ser acessados em Estrutura Curricular. A disciplina ESA898-Poluentes Emergentes será ministrada de forma remota na quinta-feira, das 13h30 às 15h30 com a Profª Delmira Beatriz Wolff e Prof. Elvis Carissimi. As demais são presenciais. O conteúdo e aviso sobre as disciplinas poderá ser disponibilizado Moodle da UFSM ou de acordo com as instruções de cada docente.

Para facilitar a localização por assuntos, disponibilizamos em nosso site, o item SERVIÇOS, localizado no Menu Superior Horizontal para pesquisas por assunto, e que dá o acesso ás informações de: MESTRADO – INSTRUÇÕES e DOUTORADO – INSTRUÇÕES (no Menu vertical – Discentes).

Indicamos a leitura do Código de Ética e Convivência Discente da UFSMRegulamento Interno do PPGEC, e demais regulamentos e resoluções em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgec/regulamentos-e-resolucoes/.

Acesse Formulários e Requerimentos no Menu superior para obter qualquer formulário ou documento.

31/08/2022 a 03/09/2022: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO – Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação e de pós-graduação presencial.
05/09/2022:  MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos, que é o responsável por verificar a situação da matrícula.
05/09/2022 e 06/09/2022:  MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal do Aluno – Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, via Portal do Aluno.
06/09/2022 a partir das 22h01min: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos, que é o responsável por verificar a situação da matrícula.
12/09/2022 – AULAS – INÍCIO: Início das aulas do 2º semestre letivo de 2022 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.
12/09/2022 a 16/09/2022: MATRÍCULA – AJUSTE PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO- Período para os alunos de Graduação ou Pós-Graduação solicitarem ajuste de matrícula para a Secretaria do Curso e para as Coordenações lançarem as alterações no sistema SIE.
12/09/2022 a 16/09/2022: MATRÍCULA para alunos CALOUROS (ingressantes): Período para matrícula dos alunos pós-graduação que estão ingressante no curso, via Portal do Aluno.
21/09/2022 e 22/09/2022: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO- Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos, que é o responsável por verificar a situação da matrícula.
21/09/2022 e 22/09/2022:  MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO POR E-MAIL- Período para solicitação ao PPGEC (curso de origem do aluno), por e-mail: ppgec@ufsm.br, a matrícula em outro curso de pós-graduação na UFSM.

COMO PROCEDER: O aluno regular poderá cursar disciplinas em outros cursos de pós-graduação da UFSM. Para isso, deverá conversar com o seu orientador sobre isso. Toda disciplina fora do currículo do curso deve ser aprovado pelo orientador. Após deve agrupar as disciplinas de um mesmo Curso em um mesmo e-mail, com o título, Matrícula Extracurricular, com cópia ao seu orientador. O curso avaliará o pedido e encaminhará ao curso da oferta da(s) disciplina(s) para análise e efetivação da matrícula. Ao aluno que pretender matrícula em disciplinas de cursos diferentes deverá enviar mais de um e-mail, ou seja, e-mail separados para disciplinas de cursos diferentes. O aluno deve acompanhar pelo Portal do aluno a efetivação da matrícula. No e-mail deve ser informado: 
  Nome completo do aluno: 
  Nº de matrícula:
  Nível: (mestrado ou doutorado):
  PPG de origem da disciplina para a matrícula: 
  Código e nome da disciplina:

23/09/2022:  MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – AVALIAÇÃO E LANÇAMENTO NO SIE DAS SOLICITAÇÕES – Período para as Coordenações de cursos avaliarem as solicitações de matrícula extracurricular recebidas por e-mail e efetivarem no SIE.
19/12/2022 a 31/12/2022: Previsão de recesso acadêmico e administrativo.
 02/01/2023: RETOMADA DAS AULAS.
04/02/2023: Término das aulas.

Atenção:

– No mestrado o aluno deve cursar o mínimo de 24 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 24 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 12 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação do prazo da defesa para a dissertação por até 06 meses aos bolsistas e até 12 meses aos não-bolsistas.

– No doutorado o aluno deve cursar o mínimo de 36 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 48 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 24 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação de prazo da defesa para a tese por até 06 meses.

– Todo aluno deverá ter um PLANO DE ESTUDOS de estudos que é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso, é feito online pelo Portal do Aluno durante o 1º semestre de curso. Acesse informações e o tutorial em: PLANO DE ESTUDOS. O plano de estudos deverá ser elaborado pelo Portal do Aluno no primeiro semestre do curso, o aluno que não o fizer, ficará impossibilitado de efetuar a matrícula para o segundo semestre do curso.

– Disciplinas de pós-graduação já cursadas, inclusive em outros programas e instituições poderão ser aproveitadas a critério do Colegiado do PPGEC, mediante preenchimento do Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, devidamente comprovadas. Mais informações em nosso site: Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas de Pós-Graduação.

Alertamos que, o aluno ao cursar disciplinas de outros cursos na UFSM e de outras instituições de ensino, devem verificar com o orientador(a), antecipadamente, se será passível de aproveitamento. Qualquer disciplina cursada fora do curso deve ser analisada pelo orientador(a).

– Aos alunos de Mestrado que iniciaram no curso no 1º semestre/2022 (matrículas iniciadas por 202260), e assim, neste semestre iniciando o 2º semestre do curso, deverão, OBRIGATORIAMENTE, efetuar a matrícula na disciplina ECC829–Seminário Projeto de Dissertação, na área de concentração que está cursando, informações em nosso site: Seminário de Projeto de Dissertação de MestradoHaverá somente um encontro para instruções em que os matriculados serão avisados do dia e horário.

– Aos alunos de Doutorado que iniciaram no curso no 1º semestre/2021 (matrículas iniciadas por 202160), e assim, neste semestre iniciando o 4º semestre do curso, deverão, efetuar a DEFESA DE QUALIFICAÇÃO, que deverá acontecer no prazo máximo de 24 meses contados a partir do mês da matrícula inicial no doutorado, mais informações em nosso site: Qualificação de Doutorado. O aluno e seu orientador devem conversar sobre isso no início do 4º semestre do curso.

– Aos alunos que já cursaram os créditos exigidos pelo curso, assim, como os que estarão em prorrogação de prazo de defesa ou afastamento para tratamento da saúde (quando sem vínculo com alguma disciplina), deverão, OBRIGATORIAMENTE, efetuar a matrícula em EDT001 (Elaboração de Dissertação ou Tese) para o Mestrado e EDD001 (Elaboração de Defesa de Doutorado) para o Doutorado, a fim de manter o vínculo regular com o curso. A matrícula em EDT001 e EDD001 será na turma do orientador do aluno. Caso não faça a matrícula será automaticamente desligado do programa por Abandono.

– Para as docências orientadas, APG303 e APG304 no Mestrado e APG305 e APG306 no Doutorado, a matrícula ocorrerá no período de ajustes de matrícula de 12 a 16/09 em que deve ser enviado por e-mail ao curso, a solicitação para a matrícula juntamente com o PLANO DE TRABALHO DE DOCÊNCIA ORIENTADA. No e-mail com o título:  Matrícula em Docência Orientada, deve constar: 
  Nome completo do aluno: 
  Nº de matrícula:
  Nível: (mestrado ou doutorado):
  Código e nome da disciplina (APG…..-Docência Orientada……):
  Nome do orientador(a):

Mais informações sobre docência orientada em nosso site: Docência Orientada  (a docência orientada não é indicada aos alunos ingressantes neste semestre).

– Recursos financeiros: a pós-graduação conta com recursos financeiros da CAPES, há uma liberação para uso anual de recursos e que podem custear atividades de discentes e docentes de acordo com Portaria nº156/2014 CAPES/PROAP. Informações emRecursos de PROAP/CAPES

– Bolsas de estudos: as cotas de bolsas de estudos são alocadas conforme a disponibilidade e revisadas a cada semestre. Ao aluno que tiver interesse deve manifestar ao seu orientador, desde que preencha os requisitos obrigatórios e necessários. 
Mais informações em: Bolsa de Estudos.

ALERTA:

  • Na pós-graduação não há trancamento ou reingresso de alunos, portanto, fiquem atentos. O ingresso é somente por seleção pública mediante edital.
  • Reprovação em duas disciplinas e/ou em qualificação gerará o Desligamento por dupla reprovação.
  • Reprovação por frequência em uma das disciplinas, será desligado do curso como Desistência.
  • Não estar matriculado em pelo menos uma disciplina no semestre, o desligamento do curso será como Abandono.

– No Menu Superior de nosso site, disponibilizamos atalhos de Link Úteis para acesso rápido.

Demais dúvidas podem nos contatar pelo e-mail: ppgec@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-2000

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes