- VOCÊ SABE O QUE É ACESSIBILIDADE?
É a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
- VOCÊ CONHECE O SÍMBOLO UNIVERSAL DE ACESSIBILIDADE
O símbolo universal de Acessibilidade apresenta uma figura simétrica conectada por quatro pontos e remete a um ser humano de braços abertos, que representa a harmonia entre o indivíduo e a sociedade. Ele também é usado para simbolizar a esperança e a igualdade de acesso para todos.
- E O SÍMBOLO INTERNACIONAL DE ACESSO?
O símbolo internacional de Acesso é usado para indicar acessibilidade das edificações, dos espaços e dos equipamentos urbanos, estacionamentos, entre outros. Indica que os espaços estão preparados para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, oferecendo rampas de acesso, elevadores, vagas prioritárias e outros recursos que forem necessários.
- SABE QUAL O TERMO CORRETO PARA SE REFERIR A UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA?
Não devemos nos referir a uma pessoa com deficiência utilizando apenas o termo “deficiente” ou ainda “portador de deficiência”, eles são incorretos e ofensivos. A pessoa não se resume/define apenas pela deficiência que apresenta, ela também não porta uma deficiência. A deficiência é mais uma característica humana, por isso devemos utilizar a expressão “Pessoa com Deficiência”.
- VOCÊ CONHECE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (Libras)?
A Libras é uma língua visuoespacial usada pelos surdos brasileiros, nela são utilizados sinais em substituição à língua oral. Ela é uma língua com gramática e estrutura próprias que se diferem da língua oral. A Libras foi reconhecida oficialmente em 2002.
Atente-se: o termo correto é LÍNGUA de Sinais, e não LINGUAGEM de Sinais.
- VOCÊ CONHECE A SUBDIVISÃO DE ACESSIBILIDADE?
A Subdivisão de Acessibilidade da CAED/PROGRAD tem como principal objetivo oferecer condições de acessibilidade e permanência aos estudantes e servidores da Universidade Federal de Santa Maria. Articula ações com outros setores da Instituição para adotar as normas legais de acessibilidade, visando destituir barreiras de acessibilidade.