Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pró-Reitoria de Extensão da UFSM celebra 50 anos em 2025

Atividades comemorativas serão realizadas ao longo do ano com envolvimento da comunidade externa, exposições, seminário e revista temática



A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) celebra 50 anos de atividades em 2025. Para marcar a conquista, serão desenvolvidas diversas atividades e programações especiais ao longo do ano. Entre as ações previstas está a criação de um selo comemorativo, o lançamento de uma revista temática e um mini-documentário, além de exposições e de um Seminário de Extensão.

O aniversário de 50 anos da PRE faz referência à criação dos primeiros planos de trabalho e políticas extensionistas pelo Ministério da Educação e à transformação do Núcleo de Integração e Desenvolvimento (NID) e do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) na Pró-Reitoria de Extensão, processo coordenado pelo professor Valter Antoninho Bianchini, primeiro Pró-Reitor de Extensão da UFSM, nomeado em 15 de dezembro de 1975 pelo reitor Hélios Homero Bernardi.

Bianchini foi o responsável por elaborar a Política de Extensão da UFSM e coordenar as atividades da PRE até 1985, data que marca o fim do primeiro período extensionista na Instituição. Os anos seguintes são caracterizados por uma transição e por discussões influenciadas pelo Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX).

As informações sobre o histórico de constituição da Pró-Reitoria de Extensão fazem parte da tese de doutorado defendida por Oscar Daniel Morales Mello. O trabalho apresenta diferentes indicadores, dados e entrevistas sobre o processo de criação e o desenvolvimento da extensão universitária na UFSM entre 1960 e 2013. A tese foi orientada pelo professor Carlos Fernando de Mello e apresentada em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Oscar Morales Mello atua como docente do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM e, desde 2008, trabalha junto à PRE, tendo ocupado o cargo de Pró-Reitor Substituto de Extensão e Coordenador de Ações Regionais entre 2008 e 2011.

O Pró-Reitor de Extensão, Flavi Lisboa, descreve as mudanças na pauta extensionista e destaca que a abertura democrática no Brasil ampliou o foco das ações já existentes na transformação social. “Na UFSM, as primeiras ações remontam ao início do projeto Rondon e à formação e acompanhamento de produtores rurais. Portanto, podemos dizer que sempre estivemos voltados a ações de impacto e transformação social, considerando a dimensão formativa de nossos estudantes”, explica Flavi.

O cronograma das programações e atividades comemorativas dos 50 anos da Pró-Reitoria de Extensão será divulgado em breve.

Os momentos e a história da PRE

De acordo com a tese de Oscar Mello, o período de 1960 a 1985 é marcado pela criação da UFSM e pela organização do NID e CRUTAC, que serviram de base para a Pró-Reitoria de Extensão. O segundo momento vai de 1985 a 1997, período que coincide com o fim da ditadura militar no Brasil e a redemocratização, sendo caracterizado por mudanças nas políticas de financiamento do governo federal para as atividades de extensão.

Entre 1997 e 2005, a PRE atravessa um novo período, com a reorganização das políticas de avaliação interna das universidades, instituídas com o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Já entre 2005 e 2013, na análise feita por Oscar Mello, destaca-se a discussão e a proposta de uma concepção dialógica da extensão e a aprovação de uma nova Política de Extensão, em 2008.

Em suas considerações sobre as transformações realizadas nesse período, Oscar ressalta a mudança de um caráter assistencialista da extensão para uma perspectiva de diálogo com as comunidades. “Estamos apontando, então, para a construção de uma concepção de extensão, onde todos são sujeitos da ação caracterizada pelo diálogo e a crítica e que pressupõe a soma de duas partes: a universidade e a comunidade”, afirma o pesquisador.

A extensão universitária hoje

Na atual Política de Extensão da UFSM, a interação dialógica se consolida a partir da perspectiva do intercâmbio de experiências e saberes entre a Universidade e as comunidades. Conceitos como a interdisciplinaridade e interprofissionalidade ganham ênfase, reafirmando a “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, caracterizada pela integração da atividade extensionista à formação técnico-científica e cidadã do estudante, o desenvolvimento e a capacitação tecnológica, à produção e à difusão de novos conhecimentos e metodologias”. Nesse contexto, promover a curricularização da extensão nos cursos de graduação e pós-graduação passa a ser uma das novas missões e objetivos da PRE.

O desenvolvimento local e regional e a sustentabilidade figuram como eixos e linhas de atuação para a extensão. Ao todo, os projetos, programas, eventos e ações extensionistas dividem-se em oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura e Arte, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, e Produção e Trabalho. A Política de Extensão também define os objetivos da PRE como:

  • I – Articular os processos de interação dialógica entre sociedade e universidade;
  • II – Fomentar, normatizar, subsidiar e articular ações de extensão, estimulando ações que viabilizem a construção de relações multi, inter e transdisciplinares e interprofissionais entre setores da Universidade e da sociedade;
  • III – Dirigir o financiamento das ações extensionistas, apoiando as diferentes modalidades de ações extensionistas nas áreas de atuação da Universidade e de reconhecida demanda;
  • IV – Valorizar e articular as ações de extensão interinstitucionais estabelecidas por consórcios, ações integradas, redes e demais parcerias orientadas para o intercâmbio e a solidariedade;
  • V – Fortalecer o Fórum Regional Permanente de Extensão;
  • VI – Alinhar-se com as ações de internacionalização implementadas no âmbito da UFSM, objetivando o intercâmbio e a cooperação internacional entre instituições de ensino, pesquisa e extensão;
  • VII – Coordenar a implementação, o acompanhamento e a avaliação da política de extensão no âmbito da UFSM.

Flavi Lisboa enfatiza a importância do trabalho extensionista de docentes, técnicos(as) administrativos-educacionais e estudantes. “Sinto-me extremamente honrado de estar à frente desta Pró-Reitoria que celebra seus 50 anos e com uma equipe comprometida. Saúdo os(as) extensionistas que se dedicaram a fortalecer nosso vínculo com a comunidade ao longo dessas cinco décadas, trabalhando por um mundo melhor e mais justo para todos(as)”, afirma o Pró-Reitor.

Elaborado com auxílio de informações do Arquivo Permanente da UFSM.

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE)

Revisão: Valéria Luzardo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-11272

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.