Além de Santa Maria, as provas do Vestibular e PSS aconteceram neste sábado (11) em outros municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A movimentação foi grande em todos os locais, mas não foram registradas intercorrências.
Frederico Westphalen
No campus de Frederico Westphalen, a movimentação teve início às 12h20. Até esse horário, o local estava relativamente vazio, com poucas pessoas circulando. A situação mudou rapidamente, com o trânsito se intensificando após as 12h20, levando à interdição de uma parte do estacionamento para facilitar a circulação dos alunos. O aumento no fluxo de veículos se deu ao grande número de estudantes que chegaram em carros e ônibus. Apesar do trânsito intenso nas entradas da universidade, o fluxo nas duas vias que dão acesso ao campus ocorreu sem incidentes.
Estavam previstos 786 inscritos, mas apenas 628 compareceram ao vestibular no campus, resultando em uma abstenção de 20,1%. No Processo Seletivo Seriado (PSS1), dos 231 inscritos, 218 estavam presentes, com 13 faltas, o que corresponde a uma abstenção de 5,68%. Professores, pais e familiares também marcaram presença no campus para apoiar os vestibulandos. As vagas disponíveis para Frederico Westphalen foram distribuídas da seguinte forma: 14 vagas para o curso de Sistemas de Informação (com 36 inscritos), 18 vagas em Engenharia Florestal (4 inscritos), 18 vagas em Agronomia (58 inscritos), 18 vagas em Engenharia Ambiental e Sanitária (1 inscrito), 17 vagas em Jornalismo (9 inscritos) e 12 vagas em Relações Públicas (3 inscritos). As provas foram realizadas no prédio 5 e no bloco de TV, enquanto o PSS1 ocorreu no bloco central, no bloco 2.
Palmeira das Missões
O campus de Palmeiras das Missões também registrou um número expressivo de vestibulandos e acompanhantes, com um fluxo tranquilo e normal de trânsito na cidade. As salas climatizadas ofereciam condições ideais para a realização das provas. Segundo o diretor do campus, Adriano Lago, o clima era de concentração tanto para o vestibular quanto para o PSS. Embora os números de comparecimento ainda não tenham sido divulgados, o diretor observou que, “visivelmente, as salas do PSS1 têm poucos ausentes, enquanto no vestibular o número é um pouco maior, mas comum nesse processo”.
Cachoeira do Sul
No campus de Cachoeira do Sul, a movimentação de carros e ônibus foi tranquila, sem registro de acidentes. Estavam previstos 1.008 candidatos para as provas do vestibular e do PSS1, sendo 764 para o vestibular e 148 para o PSS1 no sábado. No domingo, mais 96 candidatos são esperados para o Processo Seletivo Seriado 2. Não houve intercorrências significativas, exceto por uma aluna que não pôde realizar a prova por não ter levado o documento de identificação.
Texto: João Pedro Sousa, acadêmico de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista