Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participou de missão da ONU na Venezuela com foco na produção sustentável de alimentos

Professor Alencar Júnior Zanon liderou a parte técnica do trabalho e fez roteiro também pela Colômbia



foto colorida horizontal, um homem de costas, com um colete bege com logo da ONU em azul claro nas costas, fala a um grupo de pessoas sentadas, e um ambiente interno claro, com grandes janelas mostrando alguns coqueiros
Zanon fez visitas técnicas e se reuniu com representantes do setor produtivo

O trabalho de destaque que a UFSM vem realizando na área de produção sustentável de alimentos levou a ONU, por meio da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), agência especializada que promove o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza, a globalização inclusiva e a sustentabilidade ambiental, a convidar a Universidade a liderar uma missão na Venezuela que teve como foco aumentar a produção de alimentos de forma sustentável visando à redução da desnutrição.

A primeira missão pela ONU com foco na intensificação dos sistemas de produção de arroz e soja na Venezuela teve o professor do Centro de Ciências Rurais (CCR) Alencar Júnior Zanon liderando a parte técnica. Em um roteiro pelo país realizado de 4 a 11 de março, que abrangeu cidades como Acarigua e outras do estado de Portuguesa – conhecido como o maior produtor de alimentos do país -, Zanon participou de encontros com o setor produtivo do agronegócio do país para apresentar o projeto Incrementar rendimientos en arroz y soya, incorporando tecnologías digitales y protocolos agronómicos innovadores“, iniciado em agosto de 2022, e os primeiros resultados, que estão focados na caracterização do ambiente biofísico do estado da Portuguesa e a aptidão agrícola para produzir arroz e soja. Também visitou lavouras onde serão conduzidos os experimentos com o manejo proposto pela UFSM, que objetiva melhorar a drenagem das lavouras, realizar uma distribuição adequada de sementes de soja e aumentar os níveis de fertilização. 

O professor relata que o objetivo das atividades desenvolvidas na Venezuela foi ajudar a aumentar a produção de alimentos em um país que importa toda a soja e parte do arroz que consome. “Nosso foco foi desenvolver práticas de manejo sustentável para intensificar sistemas de produção e promover a segurança alimentar na prática, reduzindo a desnutrição”, afirma Zanon, que representou na missão a Equipe FieldCrops da UFSM, referência na América Latina e América Central em intensificação de sistemas de produção.

Ele avalia que a participação na missão da ONUDI contribui para a internacionalização da UFSM e deve gerar um impacto positivo na produção de alimentos e na segurança alimentar naquele país. “Participar de um projeto da ONU e transferir o conhecimento gerado em pesquisa para produtores de arroz e soja da Venezuela foi gratificante”, salienta Zanon, acrescentando que a Universidade já se destaca como referência mundial em agricultura.

foto colorida horizontal com um homem de camisa polo verde, chapéu, barba e óculos, de lado, junto com outros 4 homens, em uma lavoura com plantas verdes quase na altura da cintura
Roteiro na Colômbia foi em parceria com o FLAR e a Fedearroz do país

Roteiro na Colômbia para avaliar projeto

Antes de participar da missão da ONU na Venezuela, Zanon participou, de 25 de fevereiro a 3 de março, de um roteiro pela Colômbia para avaliar o projeto “Mejorando el sistema de producción Arroz-Soya: Una opción para mejorar la producción agrícola y la protección ambiental en sistemas arroceros de Colombia”, que é uma parceria da UFSM, do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (FLAR), do qual Zanon é consultor, e da Federación Nacional de Arroceros (Fedearroz) da Colômbia.

Desenvolvido há três anos, o projeto já apresenta resultados, conforme Zanon pôde conferir in loco. Na média de todas as parcelas demonstrativas conduzidas nas lavouras de soja de produtores nos estados de Tolima e Meta, ocorreu um aumento da produtividade de 30% quando comparado com os lotes conduzidos com o manejo convencional. 

Também participou do roteiro na Colômbia a egressa do curso de Agronomia da UFSM e atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro). Atual pesquisadora do FLAR, Camille é um exemplo da qualidade dos alunos e egressos da Universidade.

As atividades desenvolvidas pela Equipe FieldCrops da UFSM na Colômbia e na Venezuela podem ser conferidas nas páginas do Facebook e Instagram da Equipe FieldCrops e do FLAR e no Twiter da ONUDI Venezuela.

Fotos: Arquivo pessoal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61417

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes