Foi divulgado nesta quarta-feira (26) os resultados do QS Ranking Mundial – edição 2023, com recorte para Sustentabilidade. O destaque que a Universidade Federal de Santa Maria obteve foi na categoria “Instituição Sustentável”, estando classificada como a 4ª melhor do Brasil e a 1ª do Rio Grande do Sul.
Neste critério é considerada a atuação e o compromisso de uma instituição com a sustentabilidade. São levados em conta aspectos como: impacto ambiental; governança com foco em sustentabilidade; participação em organizações e grupos dedicados ao desenvolvimento sustentável; compromisso da instituição com o tema; adoção de políticas e investimentos com foco em sustentabilidade; comunidade estudantil comprometida com o desenvolvimento sustentável; controle sobre uso de energia, água e emissões de gases poluentes da instituição.
A avaliação
Esta é a primeira vez que o QS ranking faz uma avaliação com este recorte e 700 instituições de ensino superior foram classificadas. A metodologia utilizada é composta por indicadores que medem a capacidade de uma instituição para enfrentar os desafios ambientais, sociais e de governança do mundo.
Informações completas sobre o ranking, classificação e metodologia utilizada podem ser encontradas no site do QS World University Rankings: Sustainability 2023.