Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Antonio Nóvoa recebe Honoris Causa e destaca importância da educação



Antonio Nóvoa é professor da Universidade de Lisboa e destaque no campo da educação. Confira a matéria da TV Campus.

A UFSM homenageou na tarde desta segunda-feira (5), o professor António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, da Universidade de Lisboa, instituição da qual o pesquisador homenageado é ex-reitor, com o título de Doutor Honoris Causa. O evento ocorreu no Centro de Convenções.

A entrega do título de Doutor Honoris Causa, a maior honraria concedida pela instituição e foi concedida por uma iniciativa do Centro de Educação (CE), tendo em vista a relevância do trabalho de Nóvoa na área de formação de professores, que inclui a publicação de diversos livros e artigos sobre história e psicologia da educação. Ele também contribuiu para o trabalho de professores da UFSM, por meio de parcerias com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (Gepeis).

A solenidade iniciou com uma apresentação do Trio de Canto, Clarinete e Piano da UFSM. Estiveram presentes o reitor Paulo Burmann, o Vice-reitor, Luciano Schuch, a diretora do Centro de Educação, Anne Carine Meurer e a Vice-diretora do Centro, Aruna Noal Correa.

Em sua fala, a diretora do Centro de Educação, Anne Carine Meurer apresentou os destaques do Centro de Educação, que comemora 50 anos em 2020. Ainda, a diretora apresentou o agraciado do título e suas parcerias com a UFSM. “Sua produção tem nos acompanhado no imenso desafio que é formar professores reflexivos, autônomos, críticos, éticos e justos frente aos dilemas pessoais, sociais e culturais cada vez mais complexos. Nos faz refletir que, mesmo que a escola reproduza os valores, as posições e as formas de agir, atuando, muitas vezes, na manutenção do status quo, é através dela que podemos conseguir com que a criança ultrapasse as fronteiras as quais, tantas vezes, lhe foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade.” apontou Anne.

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann destacou a importância  de honrar, mais uma vez no evento, um dos seus desafios do seu Plano de Desenvolvimento Institucional: contribuir e desenvolver a internacionalização da ciência. “Estamos tratando de humanizar a Universidade, de humanizar o papel que representa a UFSM. É disso que se trata esse evento. A história da nossa Universidade tem sido escrita por muitas mãos e UFSM tem procurado reconhecer a todos que têm participado dessa construção permanente.” destacou o reitor.

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, Doutor Honoris Causa da UFSM agradeceu o recebimento do título e destacou a importância da educação. “A educação deixa de ser acumulação e passa a ser acréscimo.” Nóvoa ainda comentou sobre a sua relação com o Brasil, o professor veio ao país pela primeira vez em 1994. “Aqui encontrei colegas, amigos, estudantes, leitores, professores, que me fizeram pensar e repensar o meu trabalho. Ao longo dos últimos 25 anos tenho viajado pelo Brasil, com encontros extraordinários.”

Após a outorga, Nóvoa concedeu uma palestra, intitulada “Como educar as próximas gerações?”. O evento contou com a presença de alunos, servidores e autoridades, dando início a programação comemorativa aos 50 anos do Centro de Educação (CE) da UFSM.

 

O DOUTOR HONORIS CAUSA

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, nasceu em 1954, na cidade Valença, em Portugal. É formado em Teatro pelo antigo Conservatório Nacional de Lisboa. Na Suíça, obteve o diploma de estudos avançados em educação, área na qual posteriormente realizou doutorado, pela Universidade de Genebra. Em 1994, ingressa como professor na Universidade de Lisboa. De 1996 a 1999, atuou como consultor na área de educação para o então presidente da república, Jorge Sampaio. Na Universidade Paris IV, conclui um segundo doutoramento em 2006, em História Moderna e Contemporânea. Após ter ocupado o cargo de reitor da Universidade de Lisboa, no período de 2006 a 2013, lançou-se como candidato à presidência da república nas eleições de 2016, pleito no qual ficou em 2º lugar, obtendo mais de 1 milhão de votos.

A relação de António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa com a UFSM começou no ano 2000, quando esteve em Santa Maria para participar como conferencista do 1º Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. Após muitas vindas ao Brasil para eventos e compromissos acadêmicos, participou em 2014 de uma missão internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) junto ao governo brasileiro, ocasião em que também atuou como professor visitante na Universidade de Brasília (UnB).

Além da UFSM, a UnB é uma das universidades brasileiras que concederam a Nóvoa o título de Doutor Honoris Causa, juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também colaborou como professor visitante; em Portugal, o mesmo título foi atribuído a ele pela Universidade Lusófona e pela Universidade do Algarve.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48989

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes