Com o tema central Comunicação e cidade espetáculo, a 38ª
edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido anualmente
pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
(Intercom), acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro, na cidade do Rio de
Janeiro (RJ). O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM estará
representado no evento através da participação de mestrandos, doutorandos,
pós-doutorandos e professores, em diferentes atividades.
Vinte e seteartigos científicos
produzidos pelos pesquisadores do PosCom foram aprovados para apresentação no
15º Encontro dos Grupos de Pesquisa do congresso, que ocorre a partir do dia 5.
A atividade também contará com a colaboração da professora doutora Maria Lília
Dias de Castro, que coordenará a mesa Publicidade e Consumo Infantil, junto ao GP
Publicidade e Propaganda.
O PosCom também participará do
Publicom, espaço dedicado ao diálogo com autores e editores de publicações da
área. Três obras assinadas por pesquisadores do Programa serão apresentadas no
evento: Conectando saberes: experiências
de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria,
organizado pelo professor doutor Flavi Ferreira Lisboa Filho; Birô de empreendedorismo cultural: gestão e
produção cultural, organizado por Flavi Ferreira Lisboa Filho, Rose
Carneiro, Darciele Marques Menezes, Fabiana Pereira e Jones Machado; e As histórias e reflexões da Propaganda e
Publicidade e da Comunicação Institucional, organizado por Ana Luiza Coiro
Moraes, Flavi Ferreira Lisboa Filho e Maria Angela Pavan.
O Congresso da Intercom deste
ano está sendo organizado pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). A
expectativa dos organizadores é de reunir mais três mil participantes.
Texto: Romulo Tondo, mestrando em Comunicação do PosCom
Confira os artigos do PosCom aceitos para o Intercom 2015
A Mediação Educomunicativa
na Redução da Assimetria Epistemológica entre Ensino- Pesquisa-Extensão
Rosane
Rosa
A Práxis Reflexiva das
Relações Públicas na Sociedade Midiatizada
Elisângela
Lasta; Eugenia Barichello
As histórias de
superação dos jogadores da Seleção Brasileira no Jornal Nacional
Lauren
Santos Steffen; Flavi Ferreira Lisbôa Filho
As interfaces entre o
terceiro setor e o campo midiático: as estratégias comunicativas desenvolvidas
pela ANDI
Rafaela
Caetano Pinto; Maria Ivete Trevisan Fossá
Cidadania em (re)vista:
o discurso midiático sobre as manifestações sociais em Carta Capital
Kalliandra
Quevedo Conrad; Maria Ivete Trevisan Fossá
Comunicação comunitária:
uma perspectiva teórica do empoderamento à biopotência da multidão
Patrícia
FranckPichler
Comunicação e Crise em
Mídias Digitais: Estratégias dos Campos Midiático e Organizacional
Jones
Machado
Convergência na ótica do
discurso promocional
Maria
Lilia Dias de Castro
Dois momentos na
telenovela brasileira 1971/2014: a influência da linguagem cinematográfica nos
dispositivos expressivos
Denise
Aristimunha de Lima
Dos cliques à
participação criativa: a presença dos fiéis católicos na internet
Ana
Cássia Pandolfo Flores
“Eu gosto de compartilhar o que sinto”: sobre
as apropriações de smartphones na construção de narrativas afetivas em
ambientes virtuais
Romulo Tondo; Sandra Rubia da Silva
Fazer Cinema: os Filmes
16 Milímetros em Santa Maria e a Experiência Com a Imagem em Movimento
MariliceAmábilePedroloDaronco
Ficção televisual: entre
séries e seriados
Elizabeth
Bastos Duarte
Figurino “de classe”: a
construção social do corpo nas telenovelas nacionais
Camila
da Silva Marques
Identidade e
Educomunicação: um Estudo da Produção Acadêmica no Encontro de Educomunicação
da Região Sul do País
Daniele
HatmannAntonello
Identidade e incubação –
contribuições a partir da comunicação organizacional e institucional:
experiências de uma Incubadora Social
Flavi
Ferreira Lisboa Filho; Caroline Goerck; Fabio Gaviraghi; Schirlei Stock Ramos
“Meu Celular, meu
mundo”: notas sobre consumo e juventude nas páginas de Zero Hora”
Camila
Rodrigues Pereira; Romulo Tondo
Mídias e Questões
Étnico-Raciais em Diálogos entre Antropologia e Comunicação
Nara
Maria Emanuelli Magalhaes (UFRGS/UFSM)
Mulheres gaúchas no
especial Bah!: identidade e representação
Mariana
Nogueira Henriques; Flavi Ferreira Lisboa Filho
Notícias do entre-lugar:
jornalismo, ambivalência e liminaridade
Clarissa
Schwartz; Isabel Padilha Guimarães
O Facebook como espaço
de mobilização para a aprovação da lei de liberação da maconha no Brasil
Jonária
França da Silva; Sandra Rubia da Silva
O movimento “Fantástico”
em telas
Fernanda
Sagrilo Andrés; Maria Lilia Dias de Castro
Os elos entre impunidade
e violência no futebol em artigos de opinião
Magnos
Cassiano Casagrande
Os sentidos das
telenovelas nas trajetórias sociais de mulheres das classes populares
Veneza
MayoraRonsini; Gustavo Dhein; Otávio Chagas Rosa; Hellen PanitzBarbiero
Quando a mídia fala de
si: a disputa para a visibilidade de posicionamento sobre a regulamentação da
comunicação no Brasil
Fabiana
da Costa Pereira
Relações entre
jornalistas e fontes em ambiente de convergência: uma proposta de taxonomização
Marizandra Rutilli;
Debora Cristina Lopez (UFOP)
Um recorte da cultura
popular brasileira no documentário “Os Brasileiros Esse nosso matulão”
Elisa
Vieira Fonseca; Flavi Ferreira Lisboa Filho