[one_half last=”no”]A “1ª Oficina RAPELD Ilha Grande” aconteceu no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), para os participantes do Projeto RAPELD Ilha Grande no dia 27 de fevereiro de 2013, sob a Coordenação da Profa. Helena de Godoy Bergallo e do Prof. Bruno Henrique Pimentel Rosado do Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A oficina teve como objetivo apresentar o projeto, as linhas de pesquisas e os objetivos e favorecer estudos integrados entre os pesquisadores.
A Profa Helena apresentou o Projeto RAPELD e de que modo ele está inserido no Programa de Pesquisa em Biodiversidade, PPBio – Mata Atlântica. Durante a oficina foi enfatizado a importância da integração de pesquisas através de metodologias padronizadas RAPELD, o papel dos projetos de longa duração para a conservação da biodiversidade, a importância da documentação dos dados em fichas de metadados e da disponibilização desses dados em repositórios de dados públicos, a importância de um site do PPBio, para acesso e disponibilização das informações do mesmo, dentre outros aspectos.
[/one_half]
[one_half last=”yes”]
A infraestrutura de Instalação de Módulos (Leste e Oeste) na Ilha Grande do sistema RAPELD, foi apresentado pelo Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro, do Departamento de engenharia da UERJ. e a do site www.biodiversidade.uerj.br, por Maria Carlota Enrici, Bióloga do Departamento de Ecologia (UERJ) e administradora do mesmo. Aspectos de propostas de integração de linhas de pesquisa como ocupação humana, inventários biológicos, auto-ecologia, estudos de populações, estrutura e montagem de comunidades, funcionamento de ecossistemas e genética, foram abordados por pesquisadores da UERJ: Antônio Carlos de Freitas (Departamento de Biofísica e Biometria), Sonia Santos e Lena Geise (Departamento de Zoologia), Carlos Frederico Duarte da Rocha, Maria Alice dos Santos Alves, Eugenia Zandona, Bruno Henrique Pimentel Rosado, Maja Kajin, Helena de Godoy Bergallo e Deyse Silva (Departamento de Ecologia), Jaqueline Lopes e Piatã Santana Marques do (Programa de Pós Graduação de Ecologia e Evolução) e, de outras instituições, Rogério Oliveira da Pontífica Universidade Católica (PUC-RJ), Maria do Rosário do OrquidaRio, Denise Costa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Jarbas Queiroz e André Freitas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e, Mariella Uzêda da Embrapa Agrobiologia.
[imageframe style=”border” bordercolor=”#cccccc” bordersize=”2px”][/imageframe]
[/one_half]