Trilha Rupestre: projeto em sítios arqueológicos no Mato Grosso do Sul visa fortalecimento cultural, turístico e econômico da região
A Trilha Rupestre é um programa institucional da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) que visa ao fortalecimento cultural, turístico e econômico entre os municípios sul-matogrossenses do corredor ecológico Cerrado-Pantanal. Algumas ações têm sido desenvolvidas para fomentar a economia local de maneira sustentável, com a capacitação da comunidade para a circulação de renda através da Bioeconomia. A Rota Rupestre pode apresentar, para além da arqueologia, o turismo sustentável, rural, ecologicamente correto e que preserva suas riquezas. O projeto pensa na “necessidade do passado” para uma melhor compreensão do presente e a projeção do futuro. Os idealizadores do Programa Rota Rupestre são a arqueóloga Lia Brambilla e o professor Ivo Leite, ambos da UFMS. Por meio de um acordo de cooperação entre a UFMS e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA), do qual o professor André Luis Ramos Soares é o coordenador, vai colaborar com os levantamentos arqueológicos a serem realizados, a exemplo da escavação arqueológica na cidade de Alcinópolis, que fica no sítio Barro Branco. Também vamos desenvolver trabalhos relacionados à Educação Patrimonial na região. Considerando os aspectos de desenvolvimento social, cultural e dos eixos que compõe a Trilha, a Cátedra UNESCO se orgulha de apoiar este programa desde sua criação.
Curso de Folklore 2023 – Tradiciones Culturales de La Región de Interfrontera en el Río de La Plata.
Promoção Centro de Documentación Histórica del Río de la Plata y Brasil – Dr. Walter Rela, Fundação YAYETOPA e Catedra UNESCO Fronteiras e Migrações – UFSM.
IV Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões. Realização Prefeitura de Cabaté. 15 de Julho de 2022. Catedra UNESCO Fronteiras e Migrações – UFSM.
Palestra: “Experiência com o barro: as louceiras de Limoneiro, Ceará e a valorização do Patrimônio Imaterial”. 15 de Setembro de 2023. Promoção Trilha Rupestre UFSM. FUNDECT, Catedra UNESCO Fronteiras e Migrações – UFSM.
Migration Governance: New Challenges and Sustainable Pathways. 25 de Março de 2021.
Seminário Internacional: História, por elas. 29 de Agosto de 2021. Realização Curso de História FURG, apoio FCT Portugal, Catedra UNESCO Fronteiras e Migrações.