Atualmente a equipe Bombaja participa da competição Baja SAE Brasil a qual possui duas etapas:
1 – A Regional: Baja SAE BRASIL –Etapa Sul
2- A Nacional: Baja SAE BRASIL
“O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off- road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.” – Site Baja SAE BRASIL.
As competições são divididas em três dias, no primeiro dia acontece a prova de Segurança, no segundo dia são avaliados a manobrabilidade, a tração, a velocidade e aceleração, suspension and tracking, além das provas de apresentação dos projetos. Já o terceiro dia fica encarregado pela prova de Enduro de Resistência. As provas das competições são avaliadas em 1000 pontos, sendo subdivididas entre Avaliações Estáticas (Inspeção Técnica de Segurança, a Verificação de Motor e a Avaliação Técnica de Projeto) e Avaliações Dinâmicas (Aceleração, Velocidade Máxima, Tração, Suspension and Traction e o Enduro de resistência). Portanto, as provas da Competição BAJA SAE englobam a parte de Segurança e Normatização em relação ao regulamento, por meio das provas de Inspeção Técnica e de Segurança e a Verificação do Motor, bem como pontuam o conhecimento dos alunos em relação ao protótipo Baja desenvolvido, por meio da Avaliação Técnica de Projeto: o relatório desenvolvido apresenta considerações de engenharia e processos utilizados no desenvolvimento de cada subsistema, seguindo o padrão da SAE. Por fim, é avaliado o desempenho do veículo, que mede a habilidade do veículo em transmitir potência útil na forma de aceleração e tração, bem como a sua resistência à cenários adversos, como lama, troncos, areia e rampas. O Enduro de Resistência é a principal prova da competição (400 pontos). Os veículos devem completar voltas em uma pista de terreno irregular, off-road, com obstáculos, em qualquer condição climática, por um período de 4 horas . A pontuação se baseia no número de voltas completadas no período estabelecido.
As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora da etapa nacional ganha o direito de competir na Etapa Internacional que ocorre nos Estados Unidos.