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![BJ-13](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/766/2019/10/image011.jpg)
![image023](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/766/2019/10/image023.jpg)
- A Equipe BOMBAJA/UFSM desenvolve dois protótipos para cada competição que participa. O protótipo em questão é um veículo recreativo fora-de-estrada, monoposto, de estrutura tubular e que tem como público-alvo pilotos não
profissionais. O projeto, em sua essência, deve ser robusto, seguro, de fácil manutenção e capaz de suportar terrenos agressivos, a quaisquer condições climáticas, além de respeitar os requisitos de competição. Os protótipos são totalmente projetados e construídos pelos estudantes, com exceção de algumas peças em que a produção é terceirizada. Para cada peça dos carros, é desenvolvido um projeto específico que garante a sua perfeita construção. Dessa forma os bajas da Equipe BOMBAJA têm a garantia de segurança e de um excelente desempenho, o que é comprovado pelos resultados obtidos nos últimos anos. Os três carros, como todos os outros da competição, possuem o mesmo motor. A diferença está nos demais sistemas do veículo off – road, como suspensão e transmissão.
• BJ-12
Motor: Briggs & Straton 10 HP
Transmissão: Automática por CVT + Caixa de redução
Suspensão Dianteira: Duplo A
Suspensão Traseira: Duplo A
Direção: Pinhão e Cremalheira
Velocidade Máxima: 52 km/h
• BJ-13
Motor: Briggs & Straton 10 HP
Transmissão: Automática por CVT + Caixa de redução com marchas
Suspensão Dianteira: Duplo A
Suspensão Traseira: Multi-link
Direção: Pinhão e Cremalheira
Velocidade Máxima: 55 km/h
• BJ-14
Motor: Briggs & Straton 10 HP
Transmissão: CVT + Caixa de redução por engrenagens
Suspensão Dianteira: Duplo A
Suspensão Traseira: Duplo A
Direção: Pinhão e Cremalheira
Velocidade Máxima: 55 km/h
• BJ-15
Motor: Briggs & Straton 10 HP
Transmissão: CVT + caixa de redução fixa
Suspensão Dianteira: independente, Duplo A
Suspensão Traseira: independente, Duplo A
Direção: Pinhão e Cremalheira
Velocidade Máxima: 58km/h
• BJ-16
Motor: Briggs & Straton 10 HP
Transmissão: CVT + caixa de redução com duas marchas
Suspensão Dianteira: independente, Duplo A
Suspensão Traseira: independente, Duplo A
Direção: Pinhão e Cremalheira com altura regulável
Velocidade Máxima: 61km/h