Histórico:
O projeto de pesquisa e extensão Bombaja, foi fundado no Departamento de Engenharia Mecânica, dia 4 de abril de 2003 e é composto por alunos de diversos cursos dos diferentes centros de ensino da UFSM. O principal trabalho da Bombaja são seus protótipos de veículo Baja SAE, produzidos para uso em situações OFF-ROAD. Ao longo de sua história, a equipe representou a universidade em diversos eventos e competições, tanto dentro quanto fora da UFSM, fortalecendo o contato entre a sala de aula, academia e mercado de trabalho.
A estrutura da equipe possui diferentes diretorias, responsáveis pelas áreas de fabricação, montagem e manutenção dos protótipos, além da diretoria responsável pela gestão de marca e de pessoas.
O propósito da equipe é proporcionar aos seus integrantes uma experiência real de trabalho que vá além daquilo aprendido em sala de aula, ensiná-los a trabalhar em equipe e com prazos, podendo se aprofundar em conteúdos e coloca-los em prática.
O projeto recebe ajuda financeira ou de materiais para a fabricação do protótipo de diferentes patrocinadores, assim a equipe pode concluir com sucesso seu trabalho atendendo às expectativas de seu público e conseguindo destaque nas competições.
Projeto Atual:
A Bombaja UFSM possui uma equipe multidisciplinar, com membros provindos desde os cursos da engenharia até áreas de design, comunicação e administração. A equipe trabalha unindo os conhecimentos diversificados de seus membros para fortalecer o aprendizado universitário, buscando sempre maneiras diferenciadas de encontrar o crescimento tecnológico.
Unindo os esforços dos seus membros com o apoio da comunidade acadêmica e patrocinadores, a equipe Bombaja busca ser uma referência na produção de conhecimento e na inovação tecnológica universitária.
Oficina Bombaja:
A oficina da Bombaja se localiza no Pavilhão de Máquinas do Centro de Tecnologia da UFSM, sendo vizinha de equipes como o Formula UFSM e laboratórios como o NAFA UFSM.
Dentro do espaço de trabalho da equipe, os estudantes membros possuem a disponibilidade de locais tanto de trabalho prático na produção do protótipo quanto para trabalho teórico, com salas de reunião e projeto.
Organizada pelos próprios alunos, a oficina se coloca como um local de aplicação de conhecimentos e ganho de experiências profissionais, onde os membros compartilham saberes e tem contato com o trabalho de uma empresa profissional. Juntamente com a organização dos alunos, o trabalho da oficina é supervisionado por um orientador e professores apoiadores, que se certificam que a evolução da equipe seja constante e saudável.
Projeto Baja SAE:
O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. Em 1991, iniciaram as atividades da SAE BRASIL, e em 1994 ocorreu o lançamento do Projeto Baja SAE BRASIL. Em 1995, realizou-se a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, na cidade de São Paulo. De 1996 a 2002, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos. A partir de 2003, passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.
Desde 1997 a SAE BRASIL, através das Seções Regionais, também realiza eventos regionais em vários estados do país, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.