DISSERTAÇÕES
2023
Comunicação pública e gestão de crise da Covid-19 em prefeituras do Rio Grande do Sul. Milena Ganasini
Identificação de Estratégias Eficazes para a Comunicação de Risco de Problemas de Segurança de Alimentos. Émerson de Lima Torres
2021
Comunicação de crise: O impacto da estratégia de resposta à crise e do enquadramento dado à mensagem. Maria Francisca Repas Romão
Grandes empresas brasileiras e gestão de crises: reflexão sobre as estruturas organizacionais existentes. Otávio dos Anjos
Comunicação gerencial em resposta à crise: o caso da pandemia do coronavírus em uma rede hoteleira. Izabella Kuperman
Disclosure dos planos de contingência de municípios do estado de Santa Catarina. Adão Paulo Ronconi
2020
Existe amor em app?: percepções sobre a sexualidade, a prevenção e a comunicação do HIV e da AIDS entre usuários de aplicativos de relacionamentos. Vinicius Alves Serralheiro
Práticas de comunicação em instituições públicas de ensino superior: as estratégias da UFPE para as mídias sociais em tempos de crise. Sueli Marcia Pereira Barbosa
Gestão da informação em situações de crise: reflexões sobre a comunicação com o público no contexto da sociedade em rede. Raphael Augusto Vaz dos Santos
2019
Os modelos de comunicação do risco em epidemias: a emergência da Zika no Facebook das autoridades de saúde brasileira e norte-americana. Tarcisio Valente Lima
Cobertura do desastre socioambiental em Mariana/MG pelo portal em.com.br: das fontes aos enunciadores. Ellize Souza
2018
O processo de comunicação de crise da Guarda Nacional Republicana. Carolina Diogo Ralo Rosa
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras. Paula dos Santos Oda
Gerenciamento de discursos hídricos: a comunicação da crise de abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo (2014-2015). Douglas de Albuquerque Leite
Gestão de crises como gestão da identidade: o lugar do discurso e da imagem. Felipe Diemer de Lemos
Comunicação organizacional e crises de imagem: relatório de apoio à gestão de crises para o Ifes – Campus Vitória. Renata Cristina Pinto Pazzini
2017
A comunicação estratégica na gestão da comunicação de crise nas organizações e o papel do profissional de assessoria de imprensa. Camila Alves Ramalho Matta
Imagem e reputação de organizações de serviços: um estudo de caso sobre a TAM e a Azul. Bianca Garrido Dias
Risco e visibilidade: a prática da selfie de risco e a formação de subjetividades na sociedade contemporânea. Camila Priscila Lopes
Modelo de gestão de risco nas comunicações em projetos de TIC: um estudo de caso na Universidade de Brasília. Reinaldo Gomes Badoíno Filho
2016
A comunicação de crise em ambiente digital. Ana Catarina Nunes Carvalho
Gestão de crises de imagem da UFRN: diagnóstico e estratégias. Williane Elayne Ricardo da Silva
Estratégias de comunicação organizacional e gestão de crise de imagem em instituição pública de ensino. Catia Simone Pinto Sandri
Os testemunhos na cobertura ao vivo do incêndio da Boate Kiss. Juliana Motta de Oliveira
2015
O uso das informações de big data na gestão de crise de marca. Alexandre Borba Salvador
Comunicação de risco como processo: uma análise do caso Shell/Basf. Milene Rocha Lourenço
Comunicação, crise e liderança: uma investigação sob o prisma da complexidade sobre comunicação e liderança em contexto de crise organizacional. Maria Patrícia Brilhante de Sousa
Gestão de crise de imagem em organizações educacionais. Ana Claudia Klein Ferreira
2013
Análise de risco em organizações: caso de estudo. Marco Nunes
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional: o caso Playcenter. Anelisa Maradei
Os sentidos da crise financeira nos editoriais de Veja e Carta Capital. João Victor Borba Moura e Silva.
2012
O Processo de Gestão de Risco nas Organizações. Ana Jorge Neves de Barros
Comunicação de risco e cobertura de desastres: o campo jornalístico e as fontes especializadas. Ananda da Silva Delevati
Da previsão do tempo às catástrofes: os valores-notícia dos acontecimentos climáticos em zero hora. Anaqueli Rubin.
2011
Gestão e gerenciamento de crises na sociedade do risco. Patrícia Brito Teixeira
Entre a crise e a notícia: as estratégias organizacionais da Air France e a construção do acontecimento Voo 447 pela mídia impressa brasileira e francesa. Patrícia Milano Pérsigo
Comunicação e crise na era da cibercultura: lógica mediática da hipervolatilização financeira contemporânea. Tales Augusto Queiroz Tomaz
2010
ONGs em crise: estratégias de comunicação de ONGs em crise de imagem institucional. Paula Franceschelli de Aguiar Barros.
2008
Crise aérea e comunicação: o acidente do vôo 3054 da TAM à sombra da mídia. Leandro Pires Salvador
A Sociedade da Informação e as organizações em momentos de crise: uma investigação interpretativa do fluxo de comunicação em períodos de turbulência. José Gabriel de Oliveira Andrade Junior
2007
Gerenciamento de crise: um estudo de caso sobre o gerenciamento de crise de imagem da Polícia Militar – PMAM. Sérgio Luiz Souza de Menezes
Comunicação em tempo de crise: o caso do Autovisão no Brasil. Maria Carolina Rodriguez
1999
Crise!: a comunicação externa organizacional em tempos de crises por acidente maior: o vôo 402, a TAM e a imprensa: um estudo de caso. Adriana Vieira Salinas
Comunicação empresarial em situações de crise e a estratégia competitiva. Valdir José de Oliveira Filho
TESES
2024
As mulheres na cobertura jornalística de desastres: o discurso de atingidas no jornal A Sirene. Alice Bianchini Pavanello.
2023
Do Caos à Crise: o vocabulário de crise na reforma urbana do Mercado São José e do Camden Market. Luana Bulcão
Reputação e gestão de crise de integridade: a Odebrecht retratada na mídia impressa no contexto da Lava-Jato. Amanda Frick Martins
Risco é notícia? A relevância jornalística dos riscos nos grandes desastres da mineração brasileira. Elise Azambuja Souza
A comunicação pública do clima e riscos de desastres: imbricações comunicacionais sobre as políticas públicas em Curitiba, Brasil. Cora Catalina Quinteros
2022
O testemunho de urgência nas coberturas de tragédia: funções autorizadas pelo telejornalismo. Juliana Motta
UAware alert: uma plataforma sensível ao contexto para alertas antecipados acessíveis. Jaziel Souza Lobo
2021
Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas. Sergio Jose Andreucci Junior
2016
Epidemia midiática de febre amarela: desdobramentos e aprendizados de uma crise de comunicação na saúde pública brasileira. Claudia Malinverni
Estratégias comunicacionais no contexto de crise: os contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em mídias digitais. Jones Machado
2010
Comunicação e poder na cobertura jornalística das crises da aviação: uma análise dos acidentes TAM 3054 e AF 447 na Revista Veja. Laura Maria Glüer
2005
O gerenciamento das estratégias de comunicação em crises empresariais: um estudo de caso em uma empresa de mineração em Minas Gerais. Juliana Costa Gonçalves
*Esta lista está em permanente atualização.
**Envie suas indicações de referências para o email: observatorio.crise@ufsm.br