Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artigos científicos

Artigos publicados em periódicos científicos e em eventos da área:

 

AGUIAR, Cassiane; PRETTO, Lara Thomazi; PAVANELLO, Alice Bianchini. Haters e lovers: uma história de amor e ódio envolvendo o campeão do BBB 24. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

AGUIAR, J. A. A Vale sob a ótica da crise: análise de discurso do vídeo “Covid-19” publicado nas mídias sociais da empresa durante a pandemia. In: Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020). Salvador, BA. 2020.

 

______. A crise e as organizações: a imagem da Vale no Jornal Nacional durante a pandemia do Coronavírus. In: XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp, 2020).

 

ALMEIDA, F. T.; ANDRELO, R. Relações Públicas Educativas na Prevenção de Crises de Imagem em Redes Sociais Digitais: a possível construção de uma conduta em conjunto com o público interno. In: XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp, 2020).

 

ALMEIDA, Jean; BHERING, Gabriel; COUTINHO, Iluska. Análise comparativa: perfis noticiosos amadores e Apuraí na cobertura jornalística da enchente no Rio Grande Do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-15.

 

ALVES, C. M. P. Como sobreviver em tempos de Uber? 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

ALVES, D. F. Q. Reputação empresarial diante de uma crise institucional: o caso Anglo American. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp. 2019).

 

ALVES, J. E. P. Comunicação de risco, elemento-chave na gestão de crises corporativas e um desafio para o século XXI: a teoria na prática, situação atual e tendências. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

AMARAL, M. F.; OLIVEIRA, J. M. ; SOUZA, E. . As narrativas do sofrimento na cobertura jornalística do rompimento das barragens e seus papeis na configuração da comoção nas primeiras horas do acontecimento. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 25, p. 07-23, 2022.

 

AMARAL, M. F.; SOUZA, E. ; CAPOVILLA, J. Os sentidos do desastre em Mariana. E-COMPÓS (BRASÍLIA), p. 1-26, 2020.

 

AMARAL, M. F.; LOZANO ASCENCIO, C. ; CRISTOBAL, E. P. . Indicadores para análise das narrativas jornalísticas sobre desastres: em busca de invisibilidades e saliências. CHASQUI, v. 1, p. 85-100, 2020.

 

AMARAL, M. F.; OLIVEIRA, J. M. . O papel das vítimas nas narrativas jornalísticas sobre o desastre em Mariana. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 12, p. 19-39, 2018.

 

AMARAL, M. F.; POZOBON, R. O. Entre o céu e a terra: a cobertura das catástrofes e o discurso das autoridades. Rumores (USP), v. 7, p. 119-137, 2013.

 

ANDRADE, M.; MARBACK, H.; NETO, E. Crise de imagem e comunicação organizacional em tempos de mídias sociais:  o caso da Farm. 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte, MG. In: Anais do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2023.

 

ANDREUCCI JR., S. J. A comunicação por ações culturais como estratégia de gestão de crises. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

_______. Responsabilidade social como estratégia de gestão de crises: estudo das interfaces entre narrativas organizacionais, opinião pública e reputação. In: Anais do XI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp 2017).

 

_______. Gestão de Riscos de Imagem em Usinas Hidrelétricas Brasileiras. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp 2019).

 

ANTUNES, E. Entre a Radicalização Online e a Comunicação de Crise: Principais Linhas de Pesquisa da Produção Científica entre Terrorismo e Redes Sociais. Revista Comunicando, v.11, n.2, Covilhã, PT, 2022.

 

ARAÚJO, Isadora Gonçalves Eleutério Dias; RAIMONDI, Alice Souza; GOVEIA, Fábio Gomes. Cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul: análise da mídia tradicional no Instagram sob a perspectiva da comunicação de risco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-12.

 

ATHAYDES, A. S. et. al. A comunicação de crise do governo brasileiro durante a pandemia do Covid-19: estratégia comunicativa para desinformar? In: XV Congresso Abrapcorp, 2021, São Paulo. Anais do XV Congresso Abrapcorp. São Paulo: Abrapcorp, 2021.

 

AZEVEDO, P. M. O protesto nas mídias digitais e a falta de gerenciamento de crise: imagens da UFPB. 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. In: Anais do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

 

BACOVIS, Ana Beatriz Guedes et al. Uni Alternativa: relato de experiência de uma cobertura jornalística sobre a crise climática do RS no Instagram. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-15.

 

BALBE, A.; LOOSE, E. B. Jornalismo, medo e alterações climáticas: articulações possíveis para pensar o enfrentamento dos riscos climáticos. OBSERVATORIO (OBS*), v. 14, p. 38-55, 2020.

 

BARKLEY, K. Does one size fit all? The applicability of situational crisis communication theory in the Japanese context. Public Relations Review, Vol. 46, Issue 3, September 2020a.

 

_______. The Impact of CEO Ethnicity and language choice on crisis communication in Japan. International Journal of Business Communication, Vol. 57(2) 244– 259, 2020b.

 

BARBOSA, C. J. Comunicação de riscos e a mineração na Amazônia. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville, SC. In: Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

 

BARUNA; MARTINEZ; LAUS. O discurso organizacional em crises: uma análise do caso Samarco. 2018. San Pedro. Memorias – XIV Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. San Pedro: Universidad de Costa Rica, 2018. 

 

BASTOS, V. R. et al. A influência da hospitalidade na gestão de crise nos negócios durante o isolamento social. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, 2021, Edição Especial.

 

BATISTA, L. L. A comunicação de riscos no mundo corporativo e o conteúdo da mensagem. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

BAVARESCO, Isabelle Mercio. Saúde do trabalhador, comunicação e gestão de crises organizacionais internas: casos iFood e Mercado Livre. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

BELING LOOSE, E.. Alternativas para enfrentar la crisis climática. ¿Cómo defienden los Bienes Comunes los medios de comunicación no hegemónicos?. Observatorio Medioambiental, v. 25, p. 25-42, 2022.

 

__________. Os riscos climáticos no circuito da notícia da Gazeta do Povo. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 21, p. 1-22, 2018.

 

BELING LOOSE, E.; BALBE, A. Cobertura ambiental durante a pandemia no Brasil e em Portugal: explorando crises e (des)conexões. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, v. 144, p. 1-21, 2020.

 

BELING LOOSE, E.; TOURINHO GIRARDI, I. M. Antes do desastre: notas a respeito do Jornalismo, da comunicação de risco, da prevenção e do envolvimento cidadão. Mediaciones Sociales, v. 17, p. 209-222, 2018.

 

BELING LOOSE, E.; CAMANA, A.; VILLAR BELMONTE, R.. A (não) cobertura dos riscos ambientais: debate sobre silenciamentos do jornalismo. REVISTA FAMECOS (IMPRESSO), v. 24, p. 26545-26545, 2017.

 

BELING LOOSE, E.; FANTE, E.; JACOBI, C. M. ; THIESEN, L. A cobertura climática pode levar à ação?. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS, v. 15, p. 8-21, 2022.

 

BIASIBETTI, Julia Machado. A pragmática da comunicação humana nas crises protagonizadas por agentes públicos nas redes sociais. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-7.

 

BOARINI, D. M. Big Data e Inteligência Artificial – Aliados na Detecção de Oportunidades e Crises. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp. 2019).

 

BRAUNA, M. S.; MARTINEZ, M. C. A. Crise: fator operador de mudanças na organização e na comunicação organizacional. In: XII Congresso Abrapcorp. Goiânia, GO, 2018.

 

BRONDINO-POMPEO, K. L.; CAIRES ABDALLA, C.; CARVALHO MORAIS, I.; HENRIQUES VIOTTO, M. Comunicação em tempos de crise e as armadilhas do oportunismo. International Journal of Business Marketing, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 13–26, 2021.

 

BUENO, W. C. Crise reputacional e comunicação de marca: a estratégia da Odebrecht para “lavar” a sua imagem.Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 1-18, 2018.

 

CAMBOIM, Guilherme Teixeira; DIAS, Laura Valentina Oliveira. O crescente interesse dos estudantes de graduação nos temas de risco e crise na comunicação. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

CARDOSO, C.; POLIDORO, M. Gestão do Risco da Imagem Institucional. In: Anais do V Abrapcorp, 2011, São Paulo. Anais 2011, 2011.

 

CARVALHO, C. P. de; GOMES, R. S. O rito do processo de comunicação de crise como indicador de sustentabilidade organizacional. Revista de Estudos da Comunicação, [S. l.], v. 10, n. 23, 2009.

 

CHITOLINA, Isabella; AXELRUD, Fernanda; OLIVEIRA, Rosângela Florczak de. Comunicação, crise e cultura do cuidado: análise dos ataques armados e ameaças às escolas brasileiras em 2023. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

CLOSS, D. A.; FORMENTINI, M. Redes sociais e as crises de imagem. 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu, PR. In: Anais do 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2014.

 

COOMBS, T. Protecting Organization Reputations During a Crisis: The Development and Application of Situational Crisis Communication Theory. Corporate Reputation Review, 10, 2007, p. 163–176.

 

CRUZ, I. T.S. Boatos e eleições no Brasil: os atores mudam, os rumores permanecem. Análise das buscas pelo termo boato no Google entre 2014 e 2019. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém, PA. In: Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019.

 

DALL’AGNOL, T; NUNES, A.K. Estratégia de comunicação de crise nas redes sociais frente ao perfil consumidor vegano. In: XV Congresso Abrapcorp, 2021, São Paulo. Anais do XV Congresso Abrapcorp. São Paulo: Abrapcorp, 2021.

 

DA SILVA. D. W.S.; BALDISSERA, R. Dinâmicas de riscos e crises em contextos de (in)visibilidade nas mídias sociais. Revista Cadernos de Comunicação, v.24, n.3, Santa Maria, RS, 2020.

 

DE OLIVEIRA, M. F. O papel essencial das Relações Públicas no gerenciamento de crises. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

DIAS, Laura Ferreira; SOUZA, Vitoria Santos de; NUNES, Ana Karin. Celebridades no contexto da gestão de comunicação em crises organizacionais. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

DIAS, Laura Valentina da Conceição Oliveira; NUNES, Ana Karin. A comunicação de risco da Prefeitura Municipal de Canoas, RS, com a população nas enchentes de maio de 2024. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-15.

 

DORNELLES, S. M. G. A comunicação nas crises de imagem: reflexões sobre casos de crises informacionais ocorridas no ambiente de ensino. 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza, CE. In: Anais do 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2012.

 

FARIAS, L. A.; MIANO, B. S. Haters, opinião pública e o papel do relações-públicas como promotor da diversidade em contextos digitais. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville, SC. In: Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

 

FERNÁNDEZ-SOUTO, A. B.; VÁZQUEZ-GESTAL, M.; PUENTES-RIVERA, I. Comunicação e gestão de crises em empresas galegas: estudo da sua evolução nos últimos dois anos. Comunicação e Sociedade, vol. especial, Braga, PT, 2020. 

 

FERREIRA, A. P. M. As falhas comunicacionais como fator de risco em evento. 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro, RJ. In: Anais do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

 

FERREIRA, F. V. Crises nas organizações: da dificuldade do conceito à importância da comunicação. Revista Panorama. Goiânia, Brasil, v. 9, n. 1, p. 39–40, 2019. 

 

FILHO, N. C. A.; FERREIRA, E. G. M. Esfera pública em crise: o papel da comunicação estratégica e pública em meio à instabilidade institucional brasileira. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

FLORES; VILLANUEVA; HERNÁNDEZ. Comunicación Responsable y Discurso Corporativo en Situaciones de Crisis: Caso Cabify-Mara Castilla. 2018. San Pedro. Memorias – XIV Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. San Pedro: Universidad de Costa Rica, 2018. 

 

FOGAÇA, K. M. Petrobras, Lava Jato e Olimpíadas: a importância da comunicação organizacional no gerenciamento de crises em organizações públicas. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

GAMA, G. Uma situação de crise em estudo de caso. Comunicação e Sociedade, [S. l.], v. 8, p. 141–161, 2005. 

 

GANASINI, M. A mídia e a propagação das crises. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville, SC. In: Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

 

GARRIDO, B.; AGUIAR, J. A. Discurso, Liderança e Crise: a Vale No Jornal Nacional Durante a Pandemia da Covid-19. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020). Salvador, BA. 2020.

 

GUILHON, Giovanna Carneiro; DINNEBIER, Lívia Gisele; NUNES, Ana Karin. Da fofoca à mobilização: valores sociais que impulsionam o engajamento nas crises envolvendo celebridades. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23, 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

HERTE DE MORAES, C. ; BELING LOOSE, E.; TOURINHO GIRARDI, I. M. Dengue, Zika e Chikungunya: Análise da cobertura do risco de doenças associadas às mudanças climáticas sob a ótica do Jornalismo Ambiental. Anuario Estudios en Comunicación Social Disertaciones, v. 10, p. 120-132, 2017.

 

HUERTAS, A.; OLIVEIRA, A.; BALAGUE LOPEZ, N. O papel das relações públicas nos destinos turísticos que sofrem atentados terroristas: análise da comunicação de crise realizada em Londres, Manchester e Paris depois dos atentados de 2017. Palabra Clave [online]. 2021, vol.24, n.1, e2416. 2021.

 

JACONI. S. M. R. Comunicação de crise: gestão e desafios. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 2, n. 2, 2010, p. 60-71.

           

KARHAWI, I. S. Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp 2019).     

 

KOBAYASHI, J. S. A comunicação como ferramenta na gestão de crise de imagem – uma análise do comportamento adotado pela empresa Schering em relação ao incidente do anticoncepcional Microvlar. 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. In: Anais do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

 

LACERDA, Heverton Luiz. Análise de discurso e jornalismo ambiental como instrumentos para pesquisa sobre a relação da crise climática com a mineração de carvão em textos da imprensa. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

LAGUN, C. S. Crise política e place branding: um estudo das campanhas do governo alemão. In: XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp, 2020).

 

LEITZKE, M.R.L.; MARCHIORI, M. Comunicação de Risco: um descompasso entre discurso e prática no caso Shell/Basf. Revista Internacional de Relaciones Públicas, v. 6, 2016.

 

LEITZKE, M. R. L.; FONSECA, G. M. Crise ambiental e crise de informação: reflexões sobre a opinião pública no contexto da sustentabilidade. Revista Organicom, v. 13, 2016.

 

LEITZKE, M. R. L., BARBIERI, C., SANTOS, L. M. O. O papel do estado em situações de risco: a comunicação e a garantia ao acesso à informação pública do risco. In: Anais do XI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp. 2017).

 

LEITZKE, M. R. L.; MARCHIORI, M. R.; DE OLIVEIRA JIMENEZ, M. Discursos contraditórios e Percepções Distorcidas: Uma Análise do Processo de Comunicação de Risco no Caso Shell/Basf. In: XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp, 2020).

 

LEMOS, F. D. (et al.). Comunicação e Identidade organizacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia: estudo de Manual de Gestão de Crise e da relação de sentido em duas repercussões na mídia. Comunicação & Inovação. v. 21 n. 45, 2020.

 

LEMOS, F. D. (et al.). Gestão comunicacional de crises e imagem corporativa: uma relação de interferências na realidade da organização adventista. Dispositiva. v.7, n. 12, 2018.

 

LIMA, S. S.; LAZZARINI, S. A. M. O gerenciamento de crises e o caso emblemático do Voo JJ 3054 – TAM. 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus, AM. In: Anais do 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2013.

 

LONDE, L. R. ; Loose, E. B.; MARCHEZINI, V.; SAITO, S. M. Communication in the Brazilian civil defense system. International Journal of Disaster Risk Reduction, v. 95, p. 103869, 2023.

 

LOOSE, E. B; LONDE, L. R. ; MARCHEZINI, V. Communication of civil defense agencies in Brazil: Highlighting risks or disasters?. Revista de Estudios Latinoamericanos sobre Reducción del Riesgo de Desastres REDER, v. 7, p. 165-173, 2023.

 

LOOSE, E. B. Contribuições do Jornalismo para o enfrentamento da crise climática. International Journal of Environmental Resilience Research and Science (IJERRS), v. 1, p. 67-79, 2019.

 

LOOSE, E. B.; GIRARDI, I. M. T. . O Jornalismo Ambiental sob a ótica dos riscos climáticos. Interin (UTP), v. 22, p. 154-172, 2017.

 

LOOSE, E. B.; CAMANA, A. Reflexões sobre o papel do Jornalismo Ambiental diante dos riscos da sociedade contemporânea. OBSERVATORIO (OBS*), v. 9, p. 119-132, 2015.

 

LOURENÇO, T. A. S. Gerenciamento de Crises ocasionadas por influenciadores digitais: um estudo do posicionamento das marcas. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador, BA. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2020.

 

LOZANO ASCENCIO, C.; AMARAL, M. F. ; CRISTOBAL, E. P. . Los relatos periodísticos de riesgos y catástrofes en las televisiones de España. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 25, p. 1183, 2020.

 

LOZANO ASCENCIO, C. ; AMARAL, M. F. . Coberturas informativas de la prevención y del acontecer de catástrofes a través de los Manuales institucionales dirigidos a los periodistas. ESTUDIOS RURALES, v. 8, p. 06-27-27, 2018.

 

LOZANO ASCENCIO, C. ; AMARAL, M. F. . Comunicar riesgos en la sociedad de la incertidumbre. In Texto (UFRGS. Online), p. 21, 2017.

 

LOZANO ASCENCIO, C. ; AMARAL, M. F. ; CRISTOBAL, E. P. . Las catástrofes y los desastres en las noticias sobre el cambio climático en España de 2019 a 2021. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 28, p. 537-548, 2022.

 

MACHADO, J. Relações Públicas em mídias digitais: proposta de matriz para a gestão estratégica da comunicação de crise. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

_______. Comunicação e Crise em Mídias Digitais: Estratégias dos Campos Midiático e Organizacional. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

 

_______. Comunicação organizacional no contexto midiático digital: a reconfiguração dos fluxos comunicacionais na análise do caso Pelemania. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2011, Porto Alegre. Mídia locativa e transmídia: de que meios estamos falando? Porto Alegre: Edipucrs, 2011.

 

MACHADO, J.; VIEGAS JUNIOR, S. T.; DURANTE, J. B. Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise.Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 23, Santa Maria, RS, 2019.

 

MACHADO, J; BARICHELLO, E.M.M.R. Comunicação de Crise e Relações Públicas: estratégias e contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em seus blogs. In: XI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação, 2017, Belo Horizonte. Anais do XI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação. Porto Alegre: ediPUCRS, 2017.

 

_______. Comunicação de Crise: As estratégias comunicacionais da Petrobras na ambiência digital. In: XIII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2016, Ciudad de Mexico. Memorias – XIII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación – Sociedad del Conocimiento y Comunicación: Reflexiones Críticas desde América Latina. Ciudad de Mexico: Universidade Autónoma Metropolitana, 2016.

 

_______. Comunicação de crise em mídias sociais digitais: um estudo do Twitter, do Facebook e do blog corporativo da Petrobras. Revista Organicom (USP), V.22, São Paulo, SP, 2015.

 

MACHADO, J.; SOUZA, D. G. Gerenciamento de imagem de marca: o caso do rato na Coca-Cola. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2014, Palhoça/SC. Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2014.

 

MACHADO, T. B. Comunicação, um desafio da área nuclear brasileira. 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro, RJ. In: Anais do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

 

MARADEI, A. Crises organizacionais no contexto das redes sociais. 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. In: Anais do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

 

MARTINS, G. F. A.; MARTINS, N. P. M. Midiatização da Semana Santa e a crise no turismo de Ouro Preto. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém, PA. In: Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019.

 

MEDEIROS, R. N. Comunicação do Corinthians no gerenciamento de crise – erros e acertos nos casos de mortes de operários nas obras do Itaquerão. 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro, RJ. In: Anais do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

 

MEIRELLES, Yasmin dos Santos; FERNANDES, Fabio Frá. Análise da campanha-manifesto da Reserva – “Faça como um animal, não julgue”: desafios e impactos comunicacionais. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23, 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

MELO, Gabriela Pereira; POZOBON, Rejane de Oliveira. Análise do discurso digital dos políticos-influenciadores André Janones e Nikolas Ferreira no caso da crise climática do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-7.

 

MELO, W. Comunicação de risco: ação obrigatória das organizações que trabalham com produtos perigosos. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

MELO, C.; CABRAL, S. Pandemias e comunicação: uma avaliação experimental. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54(4), p. 735-757, jul-ago 2020.

 

MIGUEL, K. G. A crise da água no Facebook: estudo comparativo da comunicação em rede das ONGs ambientalistas. 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro, RJ. In: Anais do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

 

MORAES, Tamara Hashimoto Natale de. Desinformação: uma análise sobre o negacionismo climático no Instagram diante da crise no Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-7.

 

MORAIS, Janis Linda Loureiro. Comunicação pública, comunicação de risco e cuidado: o (não) lugar da comunicação em uma empresa pública de geociências. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

MORIN, E. ‘Pour une crisologie’, Communications, Volume n°25, 1976.

 

MÜLLER, F. O.; FOSSÁ, M. I. T. Comunicação digital corporativa: as crises geradas por ações promocionais no Facebook. 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza, CE. In: Anais do 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2012.

 

NASCIMENTO, T. Os governantes e a administração da imagem em redes sociais nos períodos de crise: um estudo de caso sobre a fanpage de Dilma Rousseff no processo de impeachment. Anais do XI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp. 2017).

 

NUNES, A. K. Crise: evento iminente com grande potencial transformador. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 24, Santa Maria, RS, 2020.

 

________. Gestão de crise e gestão pública: reflexões no cenário da Covid-19 no Brasil. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador, BA. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2020.

 

________. Risco e crise no contexto da função organizacional política de relações públicas. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

 

NUNES, C. F.; BALDESSAR, M. J. Propagabilidade e engajamento nas mídias sociais e a comunicação de crise organizacional – uma revisão da literatura. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

NUNES, A. K.; OLIVEIRA, R. F. Crise, risco e comunicação: revisão da literatura e abordagens brasileiras de um campo em legitimação. In: XV Congresso Abrapcorp, 2021, São Paulo. Anais do XV Congresso Abrapcorp. São Paulo: Abrapcorp, 2021.

 

NUNES, A. K. et. al. Risco e crise no contexto da comunicação: características das produções brasileiras e japonesas. In: Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2022.

 

NUNES, A. K.; OLIVEIRA, R. F. Brazilian approaches to crisis and risk in the context of communication: a field in search of legitimation. Journal of Contingencies and Crisis Management, 2023.

 

NUNES, A. K.; SILVA, D. W.; OLIVEIRA, R. F. Gestão de risco e crise em organizações de caráter não privado que atuam no Brasil. 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte, MG. In: Anais do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2023.

 

NUNES, A. K.; DIAS, L. Comunicação de risco em desastres: reflexões a partir do caso da prefeitura municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Culturas Midiáticas. v. 22, João Pessoa, PB, 2024.

 

OLIVEIRA, R. F. Comunicação dialógica estratégica para a prevenção e gestão de crise no contexto das organizações. Revista Cadernos de Comunicação, v.24, n.3, Santa Maria, RS, 2020.

 

OLIVEIRA, R. F. Comunicação e incomunicação nas organizações educacionais: riscos e possibilidades. 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul, RS. In: Anais do 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010.

 

OLIVEIRA, R. F.; NUNES, A. K. Estratégias de gestão e comunicação no contexto da megacrise da Covid-19 no Brasil. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, Recife. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2021. v. 1.

 

OLIVEIRA; SILVA; AMORIM; SCROFERNECKER. Impactos das ambiências digitais na comunicação e gestão de crises organizacionais. San Pedro. Memorias – XV Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Medellín: Universidad Pontificia Bolivariana de Medellín , 2020. 

 

OLIVEIRA, R. F.; NUNES, A. K.; SILVA, D. W.. Lideranças e cuidado na gestão de riscos em organizações brasileiras. Organicom, Dossiê 43. p.121-132, 2024.

 

OLIVEIRA, R. F.; SILVA, D. W.; NUNES, A. K. Risco e crise no contexto da comunicação – características da produção científica na América Latina. 2022. Buenos Aires. Memorias – XVI Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Buenos Aires: ALAIC/FADECCOS, 2022. 

 

PEDROSO, Maria Eduarda Thaddeu; CARVALHO, Júlia Gonsalo de; ATHAYDES, Andreia. A comunicação na calamidade climática do Rio Grande do Sul em 2024: breve reflexão sobre a comunicação digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47, 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-14.

 

PÉRSIGO, P. M.; Fossa, M. I. T. Estratégias Organizacionais Na Noticiabilidade De Eventos Críticos: Uma Contribuição Teórico Empírica Aos Estudos De Comunicação Midiática. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 6, p. 91-108, 2011.

 

PÉRSIGO, P. M.; Fossa, M. I. T. Comunicação Organizacional e Crises: questionando políticas e revendo perspectivas. Chasqui, v. 113, p. 36-44, 2011.

 

_______. Da Crise a Céu aberto às Manchetes dos Jornais: a comunicação organizacional na construção do acontecimento jornalístico. Lumina (UFJF. Online), v. 4, p. 1-14, 2010.

 

PINHEIRO, L. S. L.; LOPES, N. A.; NASCIMENTO, D. S. O combustível da Petrobras para seguir em frente: análise semionarrativa da marca depois da crise. In: Anais do XII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp. 2018).

 

PINHEIRO, P. C.; REIS, P. C. O papel da comunicação interna em tempos de pandemia: como as companhias estão se organizando durante a crise. In: Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020). Salvador, BA. 2020.

 

PINHEIRO, P. C.; REIS, P. C. O papel da comunicação interna em tempos de pandemia: como as companhias estão se organizando durante a crise. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 5333–5348, 2021. 

 

PINTO, S. Gestão da Comunicação de Crise: A Reputação Organizacional. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 26-32, 2017.

 

PREMAOR, Caroline Rebola. Representações culturais de crises na série The Boys. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

PRESSER, Eliana; WORST, Estefane; CHAISE, Maria Joana. O agendamento e enquadramento midiático das enchentes em Muçum. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-4.

 

QUINCOSES; DE BARROS; PINTO. Prevenção de crises de imagem: discurso ou prática organizacional: um estudo de caso da Samarco. San Pedro. Memorias – XV Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Medellín: Universidad Pontificia Bolivariana de Medellín , 2020. 

 

RAFAEL, Stéphane Tayane Medeiros; SILVA, Polyana Inácio Rezende. Comunicação pública, arte e contestação: uma análise da crise ALMG e a censura da exposição “Deslocamento” de 2022. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-16.

 

RETT, L. Comunicação de crise na publicidade: Marcas, Prosumers e Mediações. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 262–279, 2016. 

 

RIBEIRO, F. R.; FONSECA, D.; TAPA, S. A comunicação de crise em situações de catástrofe: o caso português do incêndio de Pedrógão Grande. Revista Famecos, v.27, 2020, p. 1-14.

 

RIBEIRO, Thaise. O (não) lugar do cuidado na gestão de crises: um olhar para o caso de trabalho análogo à escravidão nas vinícolas do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

RINALDI, A; BARREIROS, D. A importância da comunicação de riscos para as organizações. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

RODRIGUES, José Eduardo de Azevedo Gomes; CÂMARA, Marco Túlio Pena. Jornalismo no Tocantins x crise climática: uma análise da pauta ambiental e sua abordagem nos veículos de comunicação do Estado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-7.

 

RODRIGUES, Pedro Gucciardi; CALONEGO, Renata. A aplicação da teoria dos jogos na comunicação de crise. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-14.

 

RUÃO, T.; Salgado, P. & Machado, S. (2015) Managing reputational risk at Bosch Car Multimedia – Portugal: Creating safety nets through corporate communication programs, Observatório Journal (OBS*) 9 (3): 33 – 46. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/37333

 

RUÃO, T.; Gomes, S. & Silva, S. (2020) Comunicação em Saúde: a cobertura mediática e a gestão da crise COVID-19 numa universidade. RAEIC, Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 7(14), 54-77. Disponível em: http://www.revistaeic.eu/index.php/raeic/article/view/259

 

RUBERT, Rafaela Redin; SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. Reflexões sobre comunicação pública e cultura do cuidado: aproximações possíveis para a gestão de riscos e desastres. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23, 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

SÁNCHEZ-CALERO, M.L., & GONÇALVES, G. (2023). Comunicación de riesgo y emergencias: análisis de estrategias y discursosen la era digital. Estudios sobre el Mensaje Periodístico. 29 (2), 253-257.

 

SANT’ANA, L. F. Discurso na crise: repercussão e posicionamento da Chevron na rede social virtual. In: Anais do VI Congresso Abrapcorp, 2012.

 

SANTANA, C. C.; MACHADO, L. C. S. Crise de imagem: como a SMTT superou o caso da “Indústria de multas”. 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. In: Anais do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

 

SANTOS, Ludmyla Sousa; MELO, Brenda Cristina Santos; PAIM, Zilda Fátima da Silva. Ética profissional e crise de imagem: um estudo de caso da agência global de relações públicas Teneo e escândalo envolvendo o seu fundador e CEO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-11.

 

SANTOS, P. S. A.; CABRESTE, S. A. Público interno e crises organizacionais: um estudo abordando a incidência de demissões motivadas pelo uso inadequado das redes sociais digitais. 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu, PR. In: Anais do 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2014.

 

SANTOS, T. A. V. Afundar ou emergir: comunicação de risco e resposta à crise no caso do naufrágio do Navio Haidar, em Bacarena (PA). 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém, PA. In: Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019.

 

SCHWARZ, Aliel; NUNES, Ana Karin. Boicote como estratégia de enfrentamento a crises: o caso Delícias Veg. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

SHINYASHIKI, R. T.; FISCHER, R. M.; SHINYASHIKI, G. A importância de um sistema integrado de ações na gestão de crises. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

SILVA, Ana Maria Dias Negreiros; COSTA, Vitória Alves. A comunicação na transição da assistência em organizações hospitalares e os riscos para a segurança do paciente. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-7.

 

SILVA, Fabiano José Morais da; MAIA, Celly Sayonara Soares; SOUZA, Iwska Isadora de. Comunicação institucional: gerenciamento de crise em desastres ambientais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47, 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

 

SILVA, Matheus Paulino da; PIMENTA, Laura Nayara. Gerenciamento de crise no mundo dos games: o caso de Cyberpunk 2077. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47., 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-15.

 

SILVA, M. D. As Interfaces da Comunicação Pública no Gerenciamento De Crise: A Pandemia do Novo Coronavírus no Brasil. In: XV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – São Paulo/SP, 2021.

 

SILVA, J. A. R. F. Caso Toddynho: uma análise do gerenciamento da crise do achocolatado contaminado em 2011. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp. 2019). 

 

SJöBERG, L. Risk communication between experts and the public: perceptions and intentions. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

SMYTHE, K. C. A. S. Caminhos para o fazer projetual no design de comunicação de risco. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 103-120, 2020.

 

SOARES, L. N. S.; LAZZARINI, S. A. M. Crise de imagem: o que devemos aprender com a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria/RS. 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus, AM. In: Anais do 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2013.

 

SOUSA, L. E. S.; TONUS, M. Manual de gerenciamento de crises nas mídias sociais do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém, PA. In: Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019.

 

SOUSA, Mariana Amaral de; ECHALAR, Stephani Katreem; PINHEIRO, Elton Bruno. Ataques à integridade da informação na cobertura da crise de saúde no DF: análise do uso estratégico da desinformação direcionado ao serviço público de radiodifusão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 47, 2024, Balneário Camboriú. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-7.

 

TEIXEIRA, P. B. Novo Cenário da Comunicação Organizacional: gestão e gerenciamento de crise nas redes sociais. Uma análise retórica da crise nas redes sociais da marca Arezzo. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Intercom, 2011.

 

_______. Sociedade do Risco na Sociedade da Informação: Gestão e Gerenciamento de crise nas redes sociais. In: Anais do V Abrapcorp, 2011, São Paulo. Anais 2011, 2011.

 

_______. Crises iminentes nas organizações: gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. In: 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, 2011, São Paulo.

 

THOMAZINI, A.L.; FRANCO, G. S. Vem com Bumbumtantan: a crise da desinformação e a comunicação do Instituto Butantan durante a pandemia de covid-19. In: XV Congresso Abrapcorp, 2021, São Paulo. Anais do XV Congresso Abrapcorp. São Paulo: Abrapcorp, 2021.

 

VALE, N. S. L. Gerenciamento de crise online na campanha “#artenacaixa” do Oh My Dog. 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro, RJ. In: Anais do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

 

VAŠÍČKOVÁ, V. Crisis management process: a literature review and a conceptual integration. Acta Oeconomica Pragensia, 2019, 27(3-4), p. 61-77.

 

VIEGAS, P. R. Gerenciamento de crise na era digital através da comunicação integrada: o caso Ades. 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus, AM. In: Anais do 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2013.

 

VILLELA, E. F. M. Comunicação de risco versus comunicação de crise na saúde pública: o discurso das autoridades diante de uma epidemia de dengue. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 1-11, 2016.

 

_______. Comunicação de crise na Saúde Pública: o discurso das autoridades diante de uma epidemia de dengue. In: XII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2014, Lima. XII ALAIC, 2014.

 

WOODY JR., T. et. al. Vencendo a crise: mudança organizacional na Rhodia Farma. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 5, p. 62-79. Set/out. 1994.    

 

WORST, Estefane; PRESSES, Eliana; AGNOL, Andressa Dall’; CHAISE, Maria Joana. Time For Fun e a crise de imagem durante a turnê The Eras Tour. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 23., 2024. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2024. p. 1-6.

    

_____________________

*Esta lista está em permanente atualização.

**Envie suas indicações de referências para o email: observatorio.crise@ufsm.br 

***A bibliografia referenciada segue sistema próprio de padronização do OBCC, a fim de melhor visualização de temas, assuntos e palavras-chave que constam nos títulos e subtítulos.