Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artigos de opinião

Comunicação de Risco em Saúde Única: Estratégias Integradas para a Gestão de Crises e Emergências
Por Luís Felipe Sardenberg* (OPAS/OMS) e Gustavo Buss** (RSU/FIOCRUZ). A comunicação de risco desempenha um papel crucial na gestão de crises e emergências, contribuindo diretamente para mitigar o impacto de surtos, pandemias, desastres naturais e outras ameaças à saúde. No contexto…
27/06/2024
Redes Cooperativas no Enfrentamento de Emergências de Saúde Pública
Por Joyce Mendes de Andrade Schramm (Médica, Doutora em Saúde Coletiva, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Secretária Executiva da RSU/FIOCRUZ) e Sarah Caterina Schramm (Médica Veterinária, Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS/FIOCRUZ). O conceito de Saúde Única…
26/06/2024
É na crise que o verdadeiro líder desponta!
Por João Fortunato (Jornalista, Mestre em Comunicação e Cultura Midiática e especialista em Gestão de Crises e Media Training)   Ser um bom líder não é apenas comandar com autoridade e gerenciar bem os afazeres do cotidiano, mas também e sobretudo durante…
21/05/2024
Crises como a do Rio Grande do Sul, quem se importa?
Por Otávio Novo (advogado, profissional de Gestão de Riscos e Crises, autor do livro “Gestão da Qualidade e de Crises em Negócios do Turismo”)*   Nesse momento, todos. E esse é um efeito comum nos casos de grandes crises e…
20/05/2024
As enchentes no Rio Grande do Sul e o luto coletivo
Por Helena Bornhorst (Psicóloga Clínica – UFSM. Pós Graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental – PUCRS. CRP 07/39306)   A situação do Rio Grande do Sul é de crise, de proporções inesperadas e emergenciais, onde perdas múltiplas, físicas e simbólicas vão…
13/05/2024
ChatGPT, inteligência artificial e a comunicação com os públicos
Por Felipe Lemos (Jornalista, diretor da Assessoria de Comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul)   O ano de 2023 mostrou com força uma popularização de interfaces que permitem o diálogo humano com as máquinas. Claro…
25/01/2024
Choque de aviões no Japão: uma aula de gestão de crise
Por João José Forni (Autor do livro “Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar Crises Corporativas”)   O acidente grave de colisão de dois aviões no aeroporto internacional Haneda, em Tóquio,…
05/01/2024
Braskem: omissão leva a desastre ambiental e humanitário
Por João José Forni (Autor do livro “Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar Crises Corporativas”)   Durante anos, no subsolo da lagoa Mundaú, em Maceió, uma mineradora de sal-gema cavou dia e…
18/12/2023
É mais que uma causa, é uma política a ser gerida.
Por Patrícia Milano Pérsigo (Professora Associada da UFSM, Doutora em Comunicação)  Segundo o dicionário online de significados, diversidade é o mesmo que “variedade, pluralidade, diferença”. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade”. Assim também…
17/11/2023
Prevenção de crise intergeracional nas organizações
Por Lana D’Ávila Campanella (Doutora em Comunicação Social, Professora da UFSM, Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Comunicação Internacional e suas Interfaces com a Cultura e o Poder nas Organizações)   Embora a pauta da vez nos eventos corporativos seja…
30/10/2023
Na crise, o porta-voz deve estar preparado para um ambiente hostil.
Por João Fortunato (Jornalista, Mestre em Comunicação e Cultura Midiática e especialista em Gestão de Crises e Media Training) Num momento de forte pressão, o equilíbrio deve ser mantido a qualquer custo. Nas crises, o porta-voz faz a diferença. A…
23/10/2023
Lições de um fracasso
Por Valdeci Verdelho (Jornalista, fundador da Verdelho Comunicação, especialista em gestão de crise) Crises sempre nos ensinam alguma coisa. O ataque do Hamas a Israel não é diferente. A forma como o país foi surpreendido pela ofensiva terrorista expôs falhas…
16/10/2023
Gestão de crise: a UNISA não fez a lição de casa.
Por Wilson da Costa Bueno (Doutor em Comunicação/Jornalismo, Professor sênior da USP, Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa) Todas as organizações, sejam elas de qualquer porte ou setor, estão sujeitas a enfrentar crises institucionais, por vários motivos, inclusive aquela pelas…
28/09/2023
Estratégias de comunicação acionadas em contextos de crises a fim de reduzir níveis de visibilidade.
Por Diego Wander da Silva (Doutor em Comunicação e Informação, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) O objetivo deste breve artigo é apresentar estratégias de comunicação acionadas em situações de crise, especificamente nas mídias sociais,…
21/09/2023
Dá pra resolver uma crise com IA?
Por Carolina Frazon Terra, PhD. (Pesquisadora sênior do grupo de pesquisa em Comunicação Digital Com+ da ECA/USP, líder do grupo de pesquisa Influcom)   Resolver, não, mas contar com o recurso para gerar textos, insights, tornar o processo ágil, penso…
30/08/2023
Comunicação efetiva como marca da cultura do cuidado na gestão das crises
Por Rosângela Florczak de Oliveira (Professora e pesquisadora da PUCRS) O mundo convulsionado que a sociedade enfrenta nesta segunda década do século 21 já foi nomeado por pensadores como sociedade de risco e como mundo em metamorfose. Um dos sintomas…
28/08/2023
Gestão de Crise e a Crise Climática: como mapear riscos para evitar crises futuras
Por Patrícia Brito Teixeira (Jornalista, board da WePlanBefore, autora do livro “Caiu na Rede. E agora? Gestão de Crise nas Redes Sociais”)   Nem é uma novidade falar que a crise climática representa um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade…
21/07/2023
Não é pneumonia. Mas poderia ser.
Por Gisele Lorenzetti (CEO da LVBA Comunicação)   Estou escrevendo este artigo no exato momento em que enfrento um dos piores e mais severos quadros gripais da minha extensa vida. Decidi escrever porque cheguei a uma conclusão: meu estado de…
30/06/2023
Inteligência artificial na gestão de crises
Por Otavio Novo (advogado, profissional de Gestão de Riscos e Crises, autor do livro “Gestão da Qualidade e de Crises em Negócios do Turismo”)   Depois de apenas 2 meses do seu lançamento, a principal ferramenta de Inteligência Artificial (IA)…
14/06/2023
Prevenção, preparação e resposta a emergências de saúde: o papel da comunicação de risco e da comunicação de crise num cenário de ameaças
Por Jones Machado (Professor de Relações Públicas da UFSM, Autor do livro “Gestão Estratégica da Comunicação de Crise” e Coordenador-geral do OBCC)   A área da Saúde enfrenta múltiplos desafios diante de novas ameaças a cada momento e, por isso, apresenta-se hoje…
30/05/2023
Gestão de crise no contexto de ataques a escolas: uma lição de casa multissetorial, multidisciplinar e integrada
Por Jones Machado (Professor de Relações Públicas da UFSM, Autor do livro “Gestão Estratégica da Comunicação de Crise” e Coordenador-geral do OBCC)   A gestão de uma crise começa bem antes de um evento crítico se instaurar. Não basta tratar…
19/04/2023
Escolas à beira de um ataque de nervos
Por João José Forni (Autor do livro “Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar Crises Corporativas”) O Brasil foi surpreendido nas últimas semanas por dois ataques covardes em escolas para crianças,…
17/04/2023
Que tipo de crise não merece um RP?
Por Guilherme Alf (Relações Públicas, Autor do livro “O manual do novo RP”)   Nos últimos dias um caso de assédio em rede nacional movimentou as redes sociais. Mc Guimê e o lutador Cara de Sapato foram expulsos do BBB…
20/03/2023
Quando a barbárie é institucionalizada, a crise é permanente.
Por Jones Machado (Professor de Relações Públicas da UFSM, Pesquisador do EstratO e Coordenador-geral do OBCC)   Nenhuma nota de esclarecimento, carta aberta ou nota de repúdio será suficiente o bastante para responder a uma crise que gera impactos profundos…
10/03/2023
Desastres naturais ou tragédias anunciadas?
Por Jones Machado (Professor de Relações Públicas da UFSM, Pesquisador do EstratO e Coordenador-geral do OBCC)   Ano após ano, o Brasil se depara com o fenômeno natural das chuvas de verão. Em grande volume, elas acarretam deslizamentos de terra,…
01/03/2023
A mão negra que ilustra o preconceito do Estadão e os desafios da imagem.
Por Wilson da Costa Bueno (Jornalista, Professor sênior da ECA/USP e diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa) Não há dúvida de que atravessamos, ostensivamente, a civilização da imagem, com a difusão abusiva de fotos, vídeos ou infográficos, utilizados, quase sempre,…
25/10/2022
Será a comunicação de crise o novo normal?
Por Gisela Gonçalves (Pesquisadora do LabCom, Professora da Universidade da Beira Interior – Portugal) Pandemia, guerra na Ucrânia, crise económica, crise energética, escândalos, corrupção, cyber-ataques, racismo, xenofobia, alterações climáticas, são assuntos recorrentes nos nossos dias. As organizações, sejam do sector…
25/10/2022