O OBCC é dedicado a fomentar e fortalecer a cultura da prevenção e da gestão de riscos e de crises no Brasil sob a perspectiva da comunicação.
O ano de 2024 gerou impactos profundos para a população e a sociedade. Dentre os acontecimentos mais marcantes, o desastre climático no Rio Grande do Sul e as queimadas em grande parte do Brasil. Tais episódios impuseram muitos desafios para as instituições, para as autoridades e para os gestores de áreas ligadas à proteção, defesa, segurança, logística, e também à comunicação, os quais precisaram fazer frente a este cenário de modo a gerir as crises e mitigar seus impactos.
Nesse contexto, o Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise tem o papel não apenas de registrar os acontecimentos críticos. Por meio de notícias, artigos, entrevistas, catalogação de produção científica e de orientações, busca informar e orientar a população e as organizações, inspirar ações, hábitos e comportamentos relacionados a situações de risco e de crise, apoiar e suscitar pesquisas acadêmicas, além de provocar a criação de políticas públicas. De forma mais abrangente, o OBCC buscou em sua atuação nestes 2 anos gerar discussões e reflexões em todos os âmbitos, desde pequenas comunidades, passando pelas universidades, resultando em ações concretas pelas organizações e pelo Poder Público.
Para esta missão, o OBCC dispõe de uma equipe formada por pesquisadores e professores de quatro instituições: UFSM, UFRGS, USP e Fiocruz. Além disso, conta com um Conselho Consultivo formado por especialistas sêniores de universidades do Brasil e de Portugal, e também, com colaboradores eventuais que atuam nas áreas de comunicação, risco e crise.
Novas seções do portal no ano que passou
Em 2024, quatro novas seções foram incluídas no portal do OBCC:
O estabelecimento da cultura de prevenção e de gestão de riscos e de crises exige olhar atento para o entorno e para os acontecimentos críticos já vivenciados, seus desdobramentos, impactos, aprendizados e legados. Tendo isso em vista foi criada a seção Casos de Crise, com o objetivo de registrar os fatos e a memória histórica, fornecendo subsídios aos processos de prevenção e de gestão, a fim de que erros cometidos no passado não mais se repitam. A cada ano, serão incluídos 10 novos casos, com breve descrição de causas, comunicação empreendida, formas de gerenciamento, consequências, impactos e aprendizados.
Nesse contexto – em que permanentes riscos e constantes ameaças se apresentam às organizações, ao meio ambiente, às pessoas e à sociedade – a comunicação tem papel-chave na prevenção de crises e na preparação para estes momentos críticos quando inevitáveis. Nessa direção, na seção Prevenção de Crises são compartilhadas iniciativas, materiais, ações e campanhas de comunicação que têm o objetivo de informar, alertar, prevenir e preparar a população a fim de diminuir os impactos de uma crise.
Como forma de contribuir para a superação de cenários críticos, além de pensar em formas de aperfeiçoamento da comunicação em contextos extremos, o OBCC elenca na seção Orientações para a sociedade algumas direções básicas para prevenção, mitigação, preparação, resposta, restabelecimento e recuperação. As orientações partem de uma perspectiva comunicacional e leva em conta uma visão interdisciplinar visto que a gestão de riscos e de crises é um processo complexo de atuação conjunta de áreas especializadas. Tais sugestões são voltadas à população, às organizações públicas e privadas, governos e aos veículos de comunicação para ação em casos como ataques a escolas, tempestades, incêndios florestais, deslizamentos de encostas, ciclones, inundações e enchentes.
E, a fim de que a população entenda cada uma destas situações, foi criada a seção Glossário de Crise, um espaço destinado à publicação de verbetes relacionados a risco e crise no contexto das organizações e da sociedade sob a perspectiva comunicacional. Com atualização quinzenal de vocábulos – que vão de A a Z – a ideia é tornar mais claros conceitos, termos técnicos e expressões, contribuindo para a popularização da ciência e para o pensamento sobre a área. Ao final, o conteúdo será transformado em um e-book a fim de que circule e cumpra o seu papel.
Novidades para 2025
Em constante evolução e aprimoramento, o Observatório terá três novidades para este terceiro ano de atuação:
Primeiramente, o OBCC ganha uma renovação na marca e na denominação, a fim de abranger práticas e áreas que já vinham sendo contempladas, para além da comunicação de crise especificamente. Com isso, o OBCC passa a se chamar Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise, com o objetivo de demarcar sua atuação no Brasil e ampliar seu campo de análise. Esta é a primeira novidade, que já pode ser conferida em todos os espaços em que o Observatório tem presença digital.
Além disso, a partir de 2025, o OBCC contará com uma Equipe de Colaboradores, além da equipe de coordenação e do conselho consultivo que já atuam junto ao Observatório. Serão cerca de 15 novas pessoas, entre elas especialistas, professores, consultores e pesquisadores das áreas de risco, crise e comunicação. Nesse sentido, busca-se amplificar a atuação do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise, gerando mais diversidade de conteúdos e conhecimentos.
Por fim, neste ano, acontecerá o lançamento do e-book Glossário de Crise, publicação construída coletiva e colaborativamente que contará com 50 verbetes nesta edição. O objetivo é tornar mais claros conceitos, termos técnicos e expressões relacionadas a risco e crise no contexto das organizações e da sociedade sob a perspectiva comunicacional, contribuindo assim para a popularização da ciência e para o pensamento sobre a área.
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