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1º ano do OBCC | Um observatório dedicado a fomentar e fortalecer a cultura da prevenção e da gestão de riscos e de crises no Brasil



O último ano foi marcado por vários eventos críticos que culminaram em crises de diferentes tipos, causas e consequências. Algumas delas desencadearam processos importantes, outras foram esquecidas ou gerenciadas de modo com que os efeitos fossem mitigados de forma bem-sucedida. Cada uma teve repercussão distinta, seja pela dimensão seja pelos prejuízos, ou ainda, pela visibilidade midiática. Enfim, todas elas impactaram a sociedade devido à seriedade dos acontecimentos, das consequências e dos impactos. Apesar disso, muitas vezes a comunicação ainda é negligenciada, pois além de não existir a cultura de gestão de crises no Brasil, as práticas de comunicação de crise são igualmente relegadas.

 

Diante desse contexto nasceu o Observatório da Comunicação de Crise, com o objetivo de ser um espaço de discussão e reflexão, fonte de pesquisa, popularização da ciência e ambiente de geração de novos conhecimentos. Neste primeiro ano de atuação do Observatório, foram compartilhados no portal 10 entrevistas com especialistas e 20 artigos de opinião de professores e gestores convidados. Cada um deles lançou diferentes olhares, a partir de diversas perspectivas, realizando tensionamentos entre teorias, práticas e casos de crise. Foram catalogados mais de 100 livros, 150 artigos, 40 capítulos de livro, 50 teses e dissertações, além da publicação de dezenas de notícias e disponibilização de relatórios internacionais, agenda de eventos/cursos e outros links relacionados à área de interesse.

 

 

Novidades em 2024

Dia 27 de fevereiro será lançado o ebook comemorativo “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: artigos e entrevistas de especialistas”. O livro organizado pelo Prof. Dr. Jones Machado, Coordenador-Geral do OBCC, é composto pelos principais conteúdos publicados no portal do Observatório: entrevistas e artigos de opinião de especialistas (professores universitários, pesquisadores, consultores em gestão de crise e gestores de empresas de comunicação). Dentre os temas abordados pelos autores e entrevistados estão inteligência artificial, cobertura midiática, media training, reputação, diversidade e visibilidade.

Além do conteúdo já publicado, novas seções serão criadas no portal ao longo deste ano, ampliando a observação e também as ações do OBCC a partir das circunstâncias apresentadas.

Orientações para a sociedade: espaço específico de orientações em contextos específicos, a exemplo das que sugerimos quando dos episódios dos ataques violentos às escolas.

Glossário de Crise: construção colaborativa de um glossário com o intuito de elucidar termos técnicos, conceitos e expressões com vistas a popularizar e disseminar conhecimentos que contribuam para o dia a dia das pessoas e das organizações.

Prevenção de Crises: compilação e divulgação de produtos comunicacionais (campanhas, projetos, programas, etc.) a fim de auxiliar pesquisas, contribuir para a implementação de estratégias de comunicação organizacional que evitem mortes e prejuízos de toda ordem, além de inspirar outras campanhas e práticas que visem ao bem-estar das pessoas e do meio ambiente.

 

Daqui para frente

Neste cenário, continuaremos buscando contribuir para o avanço das pesquisas na área e para a atuação profissional nas organizações. Para isso, seguiremos nosso método: monitorar eventos críticos e crises, acompanhar estratégias empreendidas, ouvir especialistas, realizar análises de casos, promover reflexões, produzir e disponibilizar conteúdo para nossos leitores. Dessa forma, persistiremos na direção de fomentar, propagar e fortalecer a cultura da prevenção e da gestão de riscos e de crises no Brasil.

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