Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa Georisco (UFRN) cria projeto para desenvolvimento de indicadores de antecipação e prevenção de riscos ligados às mudanças climáticas



O Georisco – Dinâmicas ambientais, risco e ordenamento do território, é um Grupo de pesquisa do Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Campus Natal. O grupo se concentra nos estudos sobre os riscos, vulnerabilidades e exposição aos desastres. Os objetivos do Grupo são formar recursos humanos em todos os níveis (graduação e pós-graduação) com ênfase na análise de riscos associados aos perigos naturais; dominar as técnicas de medição e mapeamento de riscos, vulnerabilidades sociais e naturais, com ênfase no uso de Geotecnologias; consolidar o grupo de através da realização de pesquisa, encontros para estudos e discussões; fomentar a realização de minicursos, palestras, colóquios e eventos para a divulgação dos resultados das pesquisas; fomentar a participação e divulgação de pesquisa em eventos científicos, além da publicação dos resultados em periódicos e em livros; promover intercâmbio com pesquisadores e estudantes de outras instituições parceiras. As linhas de pesquisa do grupo são: Modelagem espacial e mapeamento de riscos de desastre; Indicadores de risco de desastres; e Ações de extensão em Redução de Risco de Desastres.

A partir disso, há um ano o Grupo vem desenvolvendo o projeto interinstitucional Multirrisco (UFRN, UFABC e Cemaden), que conta com o financiamento da Capes e do CNPq, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de indicadores para antecipação e prevenção de riscos diante da realidade da intensificação das mudanças climáticas.

 

O projeto trabalhará em novas abordagens metodológicas nas áreas de mapeamento, monitoramento e comunicação de risco associadas a cenários multirriscos. Para isso, serão construídos:

1) indicadores para análise e espacialização cartográfica de riscos de desastres deflagrados por chuvas intensas, déficits de abastecimento hídrico, ondas de calor e circulação atmosférica desfavorável, a partir da vulnerabilidade em escala de detalhe;

2) indicadores de limiares críticos frente a essas ameaças para adoção de procedimentos preventivos e antecipatórios a desastres, com ênfase em sistema de alertas. 

Com apoio desses indicadores e no contexto socioambiental de duas localidades, uma no Rio Grande do Norte e uma em São Paulo, serão testados procedimentos metodológicos participativos.

 

A equipe do projeto é formada por estudantes de graduação, mestrado e doutorado, profissionais e conta com a coordenação do Prof. Dr. Lutiane Queiroz de Almeida. Entre as áreas envolvidas, estão a Geografia, a Demografia e a Comunicação.

Mais informações sobre o grupo e o projeto podem ser acessadas em:

Instagram: https://www.instagram.com/georiscoufrn/

Site: https://cchla.ufrn.br/dge/georisco/

Blog: https://grupodepesquisageorisco.blogspot.com/

E-mail: georiscoufrn@gmail.com  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-880-259

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes