Apresentação
O Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC) visa sistematizar o conhecimento produzido no Campo da Comunicação no que se refere a temas científicos como risco, crise, comunicação de crise, gestão de crise e comunicação de risco no âmbito das organizações (empresas, personalidades, marcas, instituições, ONGs, governos). Dessa forma, atua na direção de realizar o mapeamento contínuo da produção sobre os temas em livros, capítulos de livro, artigos em periódicos científicos e anais de eventos acadêmicos, teses e dissertações, filmes, séries, podcasts e documentários. Também, tem por objetivo monitorar situações de risco e crise no contexto das organizações, através do acompanhamento das estratégias comunicacionais empreendidas, das práticas implementadas por profissionais da área nesse cenário e da observação dos desdobramentos midiáticos. O Observatório é formado por pesquisadores da UFSM, UFRGS, USP, Fiocruz e PUCRS, estudantes de Relações Públicas, além de contar com uma equipe de Pesquisadores e Profissionais Colaboradores e de um Conselho Consultivo composto por docentes, pesquisadores e profissionais da área da Comunicação de diversas organizações brasileiras e portuguesas.
Materiais para consulta
Notícias

Artigos de opinião
Leia algumas contribuições de pesquisadores, professores, gestores e consultores.

Casos de crise
Relembre alguns casos de crises ocorridos nos últimos anos no Brasil.

Prevenção de crises
Conheça materiais e campanhas voltadas à comunicação de risco e prevenção de crises.

Orientações para a sociedade
Acesse aqui sugestões para a ação em contextos específicos de crises.

Glossário de crise
Encontre neste espaço termos técnicos, conceitos e expressões utilizadas na área.
Instituições envolvidas




